Paulo Freire na base de dados Scopus: estudo bibliométrico (1972-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/42.2022.22803

Palavras-chave:

estudo bibliométrico, História da Educação, Paulo Freire, produção científica internacional, trajetória intelectual

Resumo

Objetivou-se analisar a produção científica acerca de Paulo Freire disseminada por intermédio da base de dados Scopus. Trata-se de um estudo bibliométrico que analisou 1.051 artigos indexados na Scopus no interregno de 1972 a 22 de julho de 2022. No processamento e análise dos dados, utilizaram-se os programas VOSviewer e Excel. Os resultados agregaram produtividade, visibilidade e relação concernente à produção sobre Paulo Freire. O artigo mais antigo foi publicado em 1972, com aumento da produção a partir de 1990-1991, sendo mais expressiva nos anos mais recentes. O Brasil é o país mais produtivo (353 artigos e 905 citações), mas os Estados Unidos possuem o maior número de citações (278 artigos e 5.669 citações). Conclui-se que a trajetória intelectual de Paulo Freire engradece a História da Educação brasileira e dela emanam múltiplos construtos, que permanecem em plena vigência e são essenciais para refletir e praticar a educação humanizadora.

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Biografia do Autor

Vanusa Nascimento Sabino Neves, Universidade Federal da Paraíba– UFPB

Doutoranda em Educação

 

Charliton José dos Santos Machado, Universidade Federal da Paraíba– UFPB

Pós-Doutor em Educação e em História e Filosofia da Educação

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Publicado

14.10.2022

Como Citar

NEVES, Vanusa Nascimento Sabino; MACHADO, Charliton José dos Santos. Paulo Freire na base de dados Scopus: estudo bibliométrico (1972-2022). Dialogia, [S. l.], n. 42, p. e22803, 2022. DOI: 10.5585/42.2022.22803. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/22803. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 42 “Paulo Freire e seu legado para a educação de crianças, jovens e adultos”