Ensino e aprendizagem da escrita acadêmica na universidade: o que narram professores e estudantes?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.19451

Palavras-chave:

Escrita, Ensino Superior, Estratégias, Aprendizagem

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar estratégias de ensino e aprendizagem da escrita científica, elencadas por professores e estudantes de uma instituição de Ensino Superior baiana. A pesquisa tem ancoragem nos princípios de uma pesquisa qualitativa. Como dispositivo de recolha de informações, foram utilizados relatos narrativos, apreendidos através de entrevistas narrativas individuais. As discussões aqui tecidas foram realizadas com base nas contribuições de autores como Anastasiou e Alves (2009 e 2012), Castelló (2009), Jovchelovitch (2002), e Burochovitch e Santos (2011). O estudo permitiu concluir que apesar dos docentes afirmarem desenvolver estratégias de ensino da escrita, estas, parecem imperceptíveis aos olhares discentes. O estudo evidenciou, ainda, o fato de que os discentes utilizam, mesmo que de forma inconsciente, estratégias de aprendizagem derivadas de algumas práticas de ensino dos professores.

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Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS.

Pós-doutor e Doutor em Educação e Contemporaneidade.

Andrea Santana de Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS.

Licencianda em Pedagogia.

Referências

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Publicado

27.04.2021

Como Citar

SILVA, Fabrício Oliveira da; OLIVEIRA, Andrea Santana de. Ensino e aprendizagem da escrita acadêmica na universidade: o que narram professores e estudantes?. Dialogia, [S. l.], n. 37, p. e19451, 2021. DOI: 10.5585/dialogia.n37.19451. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/19451. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos