Projeto político-pedagógico da escola: o elemento essencial do trabalho do coordenador pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13496

Palavras-chave:

Projeto político-pedagógico, coordenador pedagógico, escola, gestão democrática

Resumo

Essa pesquisa tem como foco discutir as contribuições do Projeto Político-Pedagógico (PPP) para o trabalho de coordenador pedagógico. O texto encontra-se organizado em três momentos, a saber: função social da escola; PPP na perspectiva da gestão democrática; o que dizem os coordenadores pedagógicos e os projetos políticos-pedagógicos: atribuições e metas. Destarte, abordam-se as seguintes questões: o que representa o PPP para o trabalho do coordenador pedagógico frente a um processo de gestão democrática? O que dizem os documentos e as coordenadoras pedagógicas sobre suas atribuições e metas? A partir das reflexões e da análise documental, evidencia-se que, para o PPP se tornar o elemento essencial do trabalho do coordenador pedagógico, é preciso maior clareza e conscientização de suas atribuições num processo de trabalho coletivo de (re)construção do PPP.

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Biografia do Autor

Lívia Santos Brisolla, Faculdade Araguaia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Atuo na área de planejamento, projeto, formação docente e materiais escolares.

Norivan Lustosa Lisboa Dutra, Instituto Federal de Brasília

Professora do IFB, cursando doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Atua na área de políticas públicas educacional.

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Publicado

21.12.2019

Como Citar

BRISOLLA, Lívia Santos; DUTRA, Norivan Lustosa Lisboa. Projeto político-pedagógico da escola: o elemento essencial do trabalho do coordenador pedagógico. Dialogia, [S. l.], n. 33, p. 33–46, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N33.13496. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/13496. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: A Coordenação Pedagógica na Escola