Chamada de Dossiê - n. 46 set./dez. 2023

28.12.2023

Revista Dialogia propõe para a edição n. 46 o Dossiê Temático intitulado “Avaliação institucional e da aprendizagem na escola básica”. A avaliação, tanto no âmbito institucional, quanto no âmbito da aprendizagem, tem sido uma temática muito desafiadora, já que, pela própria dialética da contínua mudança social, educadoras e educadores, gestoras e gestores, ao se depararem com o processo avaliativo, jamais podem se furtar à compreensão da realidade de seus educandos e educandas, sempre vinculados(as) aos contextos de suas comunidades escolares  e da realidade social mais ampla do nosso País. Relatórios nacionais e internacionais têm apontado que, com o fechamento das escolas, em função da Pandemia da Covid-19, que assolou o mundo desde 2020, crianças e adolescentes sofreram sérias defasagens educacionais. Isso se tornou muito mais grave nos países que tiveram as piores políticas no combate à Pandemia, que é o caso do Brasil. Como gestoras e gestores, professoras e professores têm lidado com essa questão? Como as crianças e jovens tem sido avaliadas(os)? Que avaliação institucional os profissionais têm realizado? Em que medida as famílias participam desses processos? Como? Quais os limites enfrentados? Que soluções? Esses e outros questionamentos orientam este Dossiê que se propõe, como lembrava Paulo Freire, a apresentar denúncias e anúncios como caminhos possíveis para inspirar políticas públicas e práticas pedagógicas em favor de uma educação digna a todas as crianças e adolescentes de nosso País.

 

 Editoras

Prof. Dra. Adriana Aparecida de Lima Terçariol (PROGEPE/PPGE -UNINOVE)

Profa. Dra. Lígia de Carvalho Abões Vercelli (PROGEPE/UNINOVE)

 

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Assistente Editorial

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