Chamada de Dossiê - n. 52 jan./abr. 2025

A Revista Dialogia em parceria com o VIII Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA), o VI Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIEaD) e o I Seminário Internacional do PROFEI (SIPROFEI), que ocorreu em dezembro de 2024 em Presidente Prudente/SP, abre chamada para autores de trabalhos aprovados no evento, para comporem o Dossiê “A Educação Inclusiva em Contextos Presenciais, Híbridos e On-line”.

Além de contemplar o público desses eventos, convidamos pesquisadores, educadores e profissionais da área da educação a contribuírem com artigos para o Dossiê n. 52: "A Educação Inclusiva em Contextos Presenciais, Híbridos e On-line". Este número discutirá políticas educacionais, práticas pedagógicas, desafios e soluções inovadoras para a promoção da inclusão educacional em diferentes modalidades de ensino.

A pandemia e as transformações tecnológicas aceleraram a adaptação do ensino para formatos híbridos e on-line, destacando a necessidade de repensar estratégias inclusivas que atendam à diversidade de alunos, especialmente aqueles com deficiências e necessidades educacionais especiais. A proposta deste Dossiê é refletir sobre os caminhos para a construção de um ensino para a diversidade e mais acessível, equitativo e efetivo em ambientes presenciais, híbridos e digitais.

Serão aceitas contribuições que abordem, mas não se limitem a:

  • Estratégias pedagógicas inclusivas em ambientes presenciais, híbridos e on-line.
  • Tecnologias assistivas e seu impacto na educação inclusiva.
  • A formação de professores para a inclusão em diferentes modalidades de ensino.
  • Políticas públicas e práticas institucionais que promovem a inclusão educacional.
  • Experiências e estudos de caso sobre a inclusão em contextos de ensino presencial, remoto e híbrido.

A submissão de artigos poderá ser feita até 10 de março de 2025. O Dossiê será publicado em 30 de abril de 2025.

Participe e ajude a construir um futuro educacional mais inclusivo e acessível para todos!

Editoras

Adriana Aparecida de Lima Terçariol (PROGEPE/PPGE -UNINOVE)

Patrícia Ap. Bioto (PROGEPE/UNINOVE)

 

NORMAS

Os artigos completos poderão ser submetidos pelo site da Revista Dialogia: Submissões, seção - Dossiê n. 52: "A Educação Inclusiva em Contextos Presenciais, Híbridos e On-line".

O autor que efetuar a submissão, por gentileza, adicionar no campo “Comentários para o Editor” a seguinte informação: Artigo originário dos eventos CPIDES 2024/UNESP/PRES. PRUDENTE-SP, se for o caso.

Prazo para submissão: até 10 de março de 2025

Diretrizes para autores: todos os manuscritos propostos devem seguir adequadamente os critérios e orientações para a submissão à revista Dialogia:  Clique aqui: Diretrizes para autores

Formato de texto: ABNT e Diretrizes de Publicação da Dialogia - ver Diretrizes para Autores.

Revisão gramatical, ortográfica e normativa ABNT deverá ser de responsabilidade dos autores, que deverão submeter o artigo revisado, juntamente com uma declaração assinada pelo técnico revisor.

Autores: Serão aceitos até três autores em cada artigo. Os textos devem ser originais.

Autor responsável pela submissão obrigatório realizar o cadastro na revista: https://periodicos.uninove.br/dialogia/user/register e adicionar nos campos específicos os demais coautores.

  1. Para os demais autores não tem obrigatoriedade de cadastro, mas não receberão notificação de publicação.
  2. Dados autores: autor que realiza a submissão deve incluir todos os autores do artigo (nome completo, ORCID, lattes, IES, pais, cidade, e-mail. Qualquer dado errado implica em erro no DOI.

Os manuscritos podem ser submetidos em cinco línguas oficiais: inglês, espanhol, francês, italiano e português.