Educação Multicultural no Universo Hip-Hop

Autores/as

  • Maria Aparecida Costa dos Santos Prefeitura Municipal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N29.8821

Palabras clave:

Hip-Hop. Paulo Freire. Periferia. Resistência cultural. Arte popular.

Resumen

Por meio de investigação bibliográfica e empírica, tomando principalmente como suporte de análise os princípios epistemológicos da Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire, este estudo discute a constituição do Hip-Hop como movimento social e cultural, estabelecendo suas relações com a perspectiva multicultural. As análises desenvolvidas nesta pesquisa revelaram que o Hip-Hop é, hoje, um fenômeno mundial único, à medida que envolve jovens e adultos das periferias de todo o planeta. Trata-se de um movimento que se manifesta em diferentes lugares e, em muitos casos, traduz-se como única alternativa às múltiplas formas de violência, revelando-se, portanto, como um processo também educador e de resistência sociocultural. O Hip-Hop é marcado também por um caráter profundamente dialético, na medida em que manifesta-se inacabado e em permanente movimento de constituição e reconfiguração no cenário social. 

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Biografía del autor/a

Maria Aparecida Costa dos Santos, Prefeitura Municipal de São Paulo

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação USP, mestra em Educação pelo PPGE Uninove, Licenciatura em Educação Física pela UNESP e professora de Educação Física da PMSP

Publicado

2018-08-24

Cómo citar

COSTA DOS SANTOS, Maria Aparecida. Educação Multicultural no Universo Hip-Hop. Dialogia, [S. l.], n. 29, p. 33–46, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N29.8821. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/8821. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Educação e Multiculturalismo