Por um currículo plural na perspectiva do multiculturalismo

Autores/as

  • Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra Universidade Federal da Paraíba
  • Iracema Campos Cusati Universidade de Pernambuco
  • Kleber Ferreira Costa Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N30.8798

Palabras clave:

Multiculturalismo. Currículo plural. Escola multicultural.

Resumen

O multiculturalismo, como corpo teórico e campo político, tem sido discutido intensamente nos debates atuais. Entretanto, esse termo, polissêmico na contemporaneidade, não pode ser considerado modismo e como tal é foco da problematização nesse artigo, por gerar preocupações pelas consequências à formação de professores e à educação de futuras gerações. Inserida num contexto sociocultural, a escola produz e/ou reproduz a exclusão de vários grupos sociais, gerando insucesso e evasão. Para tal, apoiados nas reflexões apresentadas pelos teóricos, discutimos questões do cenário das políticas educacionais em função da diversidade étnico-racial, da interculturalidade e do multiculturalismo na busca de compreensão de como esse cenário pode contribuir para uma prática docente compromissada com as demandas sociais. Em tempos de choques culturais, a educação e a formação de professores não cabem se furtar quanto ao multiculturalismo, pois é premente incrementar pesquisas comprometidas com a concretização de ideais multiculturais na formação de professores e no currículo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Paraíba – PB – Brasil

Iracema Campos Cusati, Universidade de Pernambuco

Doutora na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora do Colegiado de Matemática da Universidade de Pernambuco. Recife – PE - Brasil

Kleber Ferreira Costa, Universidade de Pernambuco

Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Professor assistente da Universidade de Pernambuco. Recife – PE – Brasil

Publicado

2018-12-26

Cómo citar

GONÇALVES VIEIRA GUERRA, Maria das Graças; CUSATI, Iracema Campos; COSTA, Kleber Ferreira. Por um currículo plural na perspectiva do multiculturalismo. Dialogia, [S. l.], n. 30, p. 157–168, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N30.8798. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/8798. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos