Ensino médio e educação profissional em agroecologia no movimento social popular do campo no Paraná

Autores/as

  • Rosana Vasconcelos Vito Professora da Universidade Paranaense (UNIPAR)
  • Aparecida do Carmo Lima Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N23.6361

Palabras clave:

Ensino médio. Formação e Agroecologia. Educação profissional do campo

Resumen

 O presente estudo teve por objetivo abordar as práticas educativas em Agroecologiano Movimento Sem Terra no estado do Paraná (MST), como parte da construção da política deeducação profissional tecnológica no campo. O estudo situa-se no campo das ações coletivasrealizadas pelos trabalhadores na luta por políticas públicas de educação na reforma agráriae na educação do campo. Analisamos a existência de coerência teórica na materialização daspráticas como processo de formação humana na perspectiva da transformação social, e se essamantém vínculo com a proposta de ensino médio integrado à educação profissional tecnológicadefendida pela classe trabalhadora. Nessa perspectiva, entendemos a educação nas áreas dereforma agrária e a educação do campo, como parte do projeto da agricultura camponesa, queatualmente têm sido incorporadas à Agroecologia no território camponês, que vem enfrentandocontradições profundas neste momento de crise estrutural do capitalismo.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosana Vasconcelos Vito, Professora da Universidade Paranaense (UNIPAR)

Doutoranda em Educação. Professora da Universidade Paranaense (UNIPAR). Pedagoga pela SEED-PR, Umuarama, PR – Brasil.

Aparecida do Carmo Lima, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação. Integrante do Movimento Sem Terra (MST). Professora orientadora do Curso de Pedagogia para Educadores do Campo. Maringá, PR – Brasil.

Publicado

2016-05-04

Cómo citar

VITO, Rosana Vasconcelos; LIMA, Aparecida do Carmo. Ensino médio e educação profissional em agroecologia no movimento social popular do campo no Paraná. Dialogia, [S. l.], n. 23, p. 81–93, 2016. DOI: 10.5585/dialogia.N23.6361. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/6361. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Ensino Médio: diagnósticos, desafios e propostas