Função e forma do provimento do (a) gestor (a) escolar: sentidos construídos nas escolas públicas

Autores/as

  • Graziela Zambão Abdian
  • Ederson Pereira Andrade Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.6060

Palabras clave:

Função do (a) gestor (a) escolar. Gestão escolar democrática. Cotidiano escolar

Resumen

Tendo como objetivo analisar os sentidos construídos por gestores (as) de escolas públicas municipais sobre sua função, utilizamos respostas concedidas a entrevistas semi-estruturadas com oito gestores (as), sendo 4 eleitos (as), 1 concursada e 3 indicadas. Consideramos que uma teoria crítica precisa se constituir de forma a estabelecer novas relações entre teoria e prática, que fujam ao modelo prescritivo e, analisando os posicionamentos teóricos construídos, problematizamos algumas de suas assertivas a partir daquilo que constroem os sujeitos profissionais que estão na escola. Não foram encontradas diferenças significativas em relação aos sentidos construídos pelos (as) entrevistados (as). Diferentemente do que aponta a literatura da área, os (as) gestores (as) eleitos (as) não se referem a sim exercendo uma função política na escola e, como as gestoras concursadas e indicadas, apontam que são responsáveis por tudo, sendo o êxito da escola garantido ou não pelo bom desempenho de sua função.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Graziela Zambão Abdian

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós graduação em Educaçãoda Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marilia,São Paulo, Brasil.

Ederson Pereira Andrade, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Educação. Programa de Pós graduação em Educação daUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, São Paulo, Brasil.

Publicado

2015-11-23

Cómo citar

ABDIAN, Graziela Zambão; ANDRADE, Ederson Pereira. Função e forma do provimento do (a) gestor (a) escolar: sentidos construídos nas escolas públicas. Dialogia, [S. l.], n. 22, p. 131–144, 2015. DOI: 10.5585/dialogia.N22.6060. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/6060. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Gestão na Educação Básica: regulação, avaliação, currículo, qualidade e práticas