O “ser solidário” e a construção da cultura de paz

Autores/as

  • Solange Martins Oliveira Magalhães Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N18.4213

Palabras clave:

Cultura de Paz, Educação para Paz, Solidariedade, Educação escolar

Resumen

Este trabalho discute os conceitos de Cultura de Paz, Educação para Paz relacionado ao desenvolvimento da solidariedade. O referencial teórico utilizado liga-se a autores que compreendem o desenvolvimento da educação nos sentidos restrito e amplo (BRANDÃO, 2000). Em Jares (2002) tem-se o conceito de Educação para a Paz que traz o sentido, os objetivos e os conteúdos que fundamentam uma estrutura pedagógica que parte do princípio da não-violência. Resgata-se os princípios da Pedagogia da Paz, conforme proposto por Sáez (2006) e UNESCO (2013). Articula-se a esses autores e documentos o pressuposto piagetiano: a Educação é direito e condição formadora para a criança. Destaca-se que o sujeito moralmente autônomo tem a necessidade racional de agir solidariamente, mas esse agir envolve a vivência de relações respeitosas, de reciprocidade, que precisam ser ensinadas durante a escolarização infantil. Entende-se que favorecer o desenvolvimento da solidariedade mostra-se o verdadeiro “calcanhar de Aquiles” à escola que pretende ser construtora de uma Cultura de Paz.

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Biografía del autor/a

Solange Martins Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação, psicóloga, professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás.

Publicado

2014-05-08

Cómo citar

MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. O “ser solidário” e a construção da cultura de paz. Dialogia, [S. l.], n. 18, p. 117–134, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N18.4213. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/4213. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos