Formas de dizer de si e do mundo: autobiografias e de educadores. Entrevistada: Margaréte May Berkenbrock-Rosito

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/49.2024.27323

Palabras clave:

Entrevista

Resumen

Entrevistada: Margaréte May Berkenbrock-Rosito - Doutorado em Educação- UNICAMP; Pós-Doutorado em História da Educação – Universidade de Lisboa. Mestrado em Educação e Currículo – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUCSP, graduação em Pedagogia, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atua como professora e pesquisadora do Programa Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação e Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais. Editora da Revista @mbienteeducação-UNICID, Avaliação Capes A2. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Bioética, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, História de Vida, Memória, Narrativa (Auto) Biográfica, Educação Estética na formação inicial e continuada de professores, gestores e pesquisadores. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrada no CNPq: “Educação Estética, Formação e Narrativa”.

Vínculo Institucional: Universidade Cidade de São Paulo -UNICID

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patricia Aparecida Bioto, Universidade Nove de Julho, Uninove

Pedagoga. Doutora em História da Educação pela PUC-SP. Professora do Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais da UNINOVE-SP. Pesquisa e publica em história da profissão docente e configuração dos padrões pedagógicos modernos. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores: contextos, epistemologias e metodologias.

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Universidade Nove de Julho, Uninove

Doutora em Educação

Margaréte May Berkenbrock-Rosito, Universidade Cidade de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (1985),Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUCSP (1993); Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP-SP (2002). Atualmente é vinculada como docente e pesquisadora PPGE- Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação e Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais, da Universidade Cidade São Paulo (UNICID). Desenvolve outras atividades. Avaliador de Cursos do Ministério da Educação, pesquisadora e professora convidada no Mestrado em Bioética, Centro Universitário São Camilo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Interdisciplinaridade,Transdisciplinaridade, História de Vida, Memória, Educação Estética na Formação inicial e continuada de Professores. Assim, como Educação em Bioética na perspectiva da formação de docentes para o ensino em Bioética. Orientadora científica credenciada para dissertações de Mestrado em Educação, co-orientadora credenciada para temas em Bioética. Desenvolve como pesquisa As contribuições de Paulo Freire para a Educação estética na formação de professores, na abordagem político-cultural da História de Vida, Memória e Imaginário. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPQ Educação Estética, formação e narrativas. Membro do Grupo de Pesquisa ? GEPIEM ? cadastrado na Universidade Federal de Pelotas, liderado pela Profa. Dra. Lúcia Peres ? UFPel e Valeska Fortes de Oliveira (UFSM-RS). Pesquisadora Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais -Educação (CIERS-ed - Fundação Carlos Chagas). Editora da Revista online Revista @mbienteeducação. Membro da Comissão Editorial da Revista @mbienteeducaçao. São Paulo: Unicid.Membro do Conselho Consultivo Brasil da Revista Diversidade. Niterói- Rio de Janeiro: Grupo Educacional La Salle. Membro do Conselho Consultivo da Revista Réciprocités, vinculada ao CERAP- Paris/França. Membro do Comitê Gestor de Publicações Acadêmicas da Cruzeiro do Sul

Citas

.

Publicado

2024-08-30

Cómo citar

BIOTO, Patricia Aparecida; TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; BERKENBROCK-ROSITO, Margaréte May. Formas de dizer de si e do mundo: autobiografias e de educadores. Entrevistada: Margaréte May Berkenbrock-Rosito. Dialogia, [S. l.], n. 49, 2024. DOI: 10.5585/49.2024.27323. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/27323. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Entrevista