Apontamentos sobre a avaliação diagnóstica no ensino de ciências da natureza durante a pandemia da COVID-19: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5585/52.2025.27238Palabras clave:
educação de jovens e adultos, história da educação, política educacionalResumen
O Brasil foi um dos países em que as escolas permaneceram fechadas por mais tempo. Como esperado, também foi um dos países com maior impacto do fechamento das escolas sobre os desempenhos na aprendizagem escolar. Nesse sentido esse artigo objetivou analisar a Avaliação Diagnóstica (AD) da SEDUC – MT e a percepção docente da área da Ciências da Natureza e suas Tecnologias em relação a AD. Por meio de análise documental, aplicação de questionários e roda de conversa. Metade dos docentes acreditam que a AD pode aferir a aprendizagem discente. Os dados também demonstraram que, para os docentes, a AD não revelou as reais dificuldades dos estudantes, dificultando o planejamento de futuras intervenções. Por fim acreditamos ser importante o processo de avaliação, mas o mesmo precisa ser debatido dentro das escolas com o corpo docente.
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