Apontamentos sobre a avaliação diagnóstica no ensino de ciências da natureza durante a pandemia da COVID-19: um estudo de caso

Autores/as

  • Marciano Coleta Leal Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT). Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática – PPGECM, Sinop, Mato Grosso, Brasil image/svg+xml https://orcid.org/0000-0003-4360-8748
  • Victor Hugo de Oliveira Henrique Universidade do Estadual do Ceará, Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (FECISC), Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (PPGPP/UECE) e Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFV), Canindé, Ceará, Brasil image/svg+xml https://orcid.org/0000-0002-7019-4088
  • Carmen Wobeto Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Sinop, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, Sinop, Mato Grosso, Brasil image/svg+xml https://orcid.org/0000-0002-8645-5203

DOI:

https://doi.org/10.5585/52.2025.27238

Palabras clave:

educação de jovens e adultos, história da educação, política educacional

Resumen

O Brasil foi um dos países em que as escolas permaneceram fechadas por mais tempo. Como esperado, também foi um dos países com maior impacto do fechamento das escolas sobre os desempenhos na aprendizagem escolar. Nesse sentido esse artigo objetivou analisar a Avaliação Diagnóstica (AD) da SEDUC – MT e a percepção docente da área da Ciências da Natureza e suas Tecnologias em relação a AD. Por meio de análise documental, aplicação de questionários e roda de conversa. Metade dos docentes acreditam que a AD pode aferir a aprendizagem discente. Os dados também demonstraram que, para os docentes, a AD não revelou as reais dificuldades dos estudantes, dificultando o planejamento de futuras intervenções. Por fim acreditamos ser importante o processo de avaliação, mas o mesmo precisa ser debatido dentro das escolas com o corpo docente.

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Biografía del autor/a

Marciano Coleta Leal, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT). Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática – PPGECM, Sinop, Mato Grosso, Brasil

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela UNEMAT e em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Afirmativo. Mestre em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é docente efetivo da rede estadual de educação de Mato Grosso.

Victor Hugo de Oliveira Henrique, Universidade do Estadual do Ceará, Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (FECISC), Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (PPGPP/UECE) e Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFV), Canindé, Ceará, Brasil

Professor assistente efetivo da FECISC/UECE nos cursos de Biologia, Química e Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (PPGPP/UECE). Graduado em Ciências Biológicas (UFMT), Pedagogia (UNISERRA), Química (UNIFIEO) e Física (FATEC-SP), Mestre em Educação (UNESP), Doutor em Ciências Ambientais (UNEMAT), atuando nas áreas de Ensino de Ciências da Natureza, Biologia, Química e Física, Educação ambiental, Diversidades Educacionais, Gênero e Sexualidade, Alfabetização Científica, Educação Inclusiva, Educação em/para Saúde e Metodologia da Pesquisa Científica.

Carmen Wobeto, Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Sinop, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, Sinop, Mato Grosso, Brasil

Possui graduação em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Agroquímica e Agrobioquímica pela Universidade Federal de Lavras (2003) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso. Atua como docente titular no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (UFMT - Campus de Sinop) e docente colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (UFMT - Campus de Sinop). Atua na área de Ensino de Ciências, em Educação CTSA, envolvendo temas de abelhas nativas como instrumento de educação ambiental. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Química e Bioquímica dos Alimentos e das Matérias-Primas Alimentares, atuando principalmente nos seguintes temas: análise físico-química de alimentos e bioprospecção de produtos apícolas e meliponícolas. 

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Publicado

2025-03-10

Cómo citar

LEAL, Marciano Coleta; HENRIQUE, Victor Hugo de Oliveira; WOBETO, Carmen. Apontamentos sobre a avaliação diagnóstica no ensino de ciências da natureza durante a pandemia da COVID-19: um estudo de caso. Dialogia, [S. l.], n. 52, p. e27238, 2025. DOI: 10.5585/52.2025.27238. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/27238. Acesso em: 13 mar. 2025.

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