Professoras iniciantes que ensinam Matemática e os aspectos determinantes de seu desenvolvimento profissional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/48.2024.26226

Palabras clave:

formação de professores; iniciação à docência; desenvolvimento profissional; ensino de matemática

Resumen

Neste artigo, apresentam-se resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida ao longo de cinco anos, cujo objetivo foi investigar o papel exercido pelo curso de licenciatura em Pedagogia e pela instituição escolar na forma como as professoras enfrentam os dilemas do início da carreira, sobretudo para ensinar Matemática, que possibilitam ou limitam o desenvolvimento profissional. Participaram da pesquisa cinco professoras formadas em instituições públicas e privadas que responderam a um questionário e participaram de entrevistas episódicas. Os dados evidenciaram mudanças graduais no ensino de Matemática motivadas pelo curso de formação inicial. E ainda, que o contexto de atuação influencia e pode até mesmo restringir a autonomia na organização das aulas. Conclui-se que o curso de licenciatura e a instituição escolar interferem nos seguintes aspectos reguladores do desenvolvimento profissional: afinidade/aversão à Matemática; isolamento/colaboração; conservadorismo/mudança e atuação por ensaio-e-erro versus a prática reflexiva.

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Biografía del autor/a

Andressa Florcena Gama da Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação

 

Maria Raquel Miotto Morelatti, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP

Doutora em Educação

 

Citas

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Publicado

2024-04-24

Cómo citar

COSTA, Andressa Florcena Gama da; MORELATTI, Maria Raquel Miotto. Professoras iniciantes que ensinam Matemática e os aspectos determinantes de seu desenvolvimento profissional . Dialogia, [S. l.], n. 48, p. e26226, 2024. DOI: 10.5585/48.2024.26226. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/26226. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Dossiê n. 48 “Desenvolvimento profissional de professores e gestores: contribuições para o campo de pesquisa e para a prática