Avaliação para as aprendizagens na Educação profissional e tecnológica: aplicações na Educação a distância

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/46.2023.25103

Palabras clave:

avaliação, avaliação formativa, educação a distância, educação profissional e tecnológica

Resumen

O artigo analisa as concepções de avaliação presentes em documentos institucionais de um Instituto Federal (IF), no âmbito das práticas educativas da educação profissional e tecnológica, estabelecendo relação entre a avaliação na modalidade presencial e educação a distância (EaD). Os documentos foram analisados a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa documental e da análise de conteúdo. Os resultados apontam os documentos possuem naturezas distintas, dado que o Projeto Político-Pedagógico Institucional (PPI) apresenta conceitos gerais quanto à avaliação enquanto as Diretrizes de avaliação detalham conceitos, concepções, instrumentos e procedimentos de avaliação. Inferimos que as orientações dos documentos são adequadas à natureza de cada um deles. Eles não fazem distinção entre as modalidades de ensino presencial e a distância e em termos conceituais, essa opção parece-nos adequada. A maioria dos instrumentos e procedimentos de avaliação presentes nas Diretrizes de avaliação são aplicáveis ao contexto da EaD, observando-se as funcionalidades do ambiente virtual de aprendizagem institucionalizado.

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Biografía del autor/a

Sueli Matos Moreira da Rocha, Instituto Federal de Brasília – IFB

Especialista em Planejamento, Implementação e gestão da EaD (UFF)

 

Simone Braz Ferreira Gontijo, Instituto Federal de Brasília – IFB

Doutora em Educação (UnB)

 

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Publicado

2023-11-21

Cómo citar

ROCHA, Sueli Matos Moreira da; GONTIJO, Simone Braz Ferreira. Avaliação para as aprendizagens na Educação profissional e tecnológica: aplicações na Educação a distância. Dialogia, [S. l.], n. 46, p. e25103, 2023. DOI: 10.5585/46.2023.25103. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/25103. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Dossiê n. 46 “Avaliação institucional e da aprendizagem na escola básica”