Gestão de moradias universitárias públicas brasileiras e a promoção do bem-estar estudantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/48.2024.25014

Palabras clave:

bem-estar, educação superior, moradia estudantil

Resumen

Gestores de moradias universitárias lidam diariamente com demandas de saúde física e mental dos residentes. Esta pesquisa teve como objetivo traçar um panorama nacional sobre o que os gestores pensam a respeito de suas possibilidades de atuação na promoção do bem-estar dos estudantes em contextos de moradias universitárias. Doze gestores de moradias universitárias públicas das cinco regiões do Brasil participaram do estudo. A análise das entrevistas, por meio da classificação hierárquica descendente, resultou nos seguintes eixos: "Favorecendo a Vida" e "Inclusão". O primeiro eixo, composto pelas classes "Ambiência" e "Acesso à Saúde", abrange as possibilidades de atuação no encaminhamento de demandas de saúde, cultura e lazer. O segundo eixo, representado pelas classes "Integração" e "Moradia Digna", reúne iniciativas de gestão para ampliar a participação dos residentes na universidade e oferecer um espaço seguro e confortável aos estudantes. As práticas de gestão identificadas, se aplicadas de forma mais ampla, podem consolidar as moradias como contextos promotores de bem-estar e fontes de rede de apoio aos estudantes residentes.

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Biografía del autor/a

Patrícia Azaña Rezende Pereira, Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO

Mestra em Psicologia

Elisa Maria Barbosa de Amorim Ribeiro, Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO

Doutora em Psicologia

Letícia Caroline Cardoso Fonseca, Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO

Mestranda em Psicologia

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Publicado

2024-03-07

Cómo citar

PEREIRA, Patrícia Azaña Rezende; RIBEIRO, Elisa Maria Barbosa de Amorim; FONSECA, Letícia Caroline Cardoso. Gestão de moradias universitárias públicas brasileiras e a promoção do bem-estar estudantil. Dialogia, [S. l.], n. 48, p. e25014, 2024. DOI: 10.5585/48.2024.25014. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/25014. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos