A criança e o brincar: a transição da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede municipal de Natal/RN

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/46.2023.23885

Palabras clave:

transição, brincar, ensino fundamental, educação infantil

Resumen

O período de transição entre a Educação Infantil (EI) e o Ensino Fundamental (EF) requer muita atenção, sendo necessário haver equilíbrio entre as mudanças introduzidas na nova rotina, garantindo a integração e a continuidade dos processos de aprendizagem das crianças. O presente estudo tem por objetivo analisar a transição do brincar, no trato pedagógico de crianças, da EI para o primeiro ano do EF. A investigação aconteceu na Escola Municipal Professora Laura Maia (EMPLM) de Natal-RN.  Lá, acompanhamos uma turma de 27 crianças, com idades entre 05 e 07 anos, do IV nível da EI, as quais fizeram a progressão para o 1º ano do EF, na mesma escola, entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2022. Percebeu-se que, na escola estudada, ainda não é dado ao brincar a importância merecida no processo educativo das crianças que estão chegando ao EF.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karluza Araújo Moreira Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Mestre em Educação Física

 

Aguinaldo Cesar Surdi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte– UFRN

Doutor em Educação Física

 

Citas

ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de. Brincar, amar e viver. Volume I, 1ª Edição. Assis/SP: Storbem Gráfica Editora,2014.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Brasília, DF, 1998.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990.

DANTAS, Karluza Araújo Moreira. A criança e o brincar: transição do ensino infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede municipal de Natal. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2021.

FREIRE, João Batista. O jogo: entre o riso e o choro. - 2. ed- Campinas,SP: Autores Associados., 2005.

GIL, A. Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed., São Paulo, Atlas, 2008.

MARTINATI, Adriana Zampieri; ROCHA, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da.“Faz de conta que as crianças já cresceram”: o processo de transição da para o Ensino Fundamental. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 19, Número 2, maio/agosto de 2015: 309-319.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

NATAL. Secretaria Municipal de Educação. Referenciais Curriculares para a Educação Básica/ Margarete Ferreira do Vale Sousa; Maria Tereza de Moraes (orgs.) – Natal, RN: Secretaria Municipal de Educação, 2008.

NATAL. Secretaria Municipal de Educação. Projeto Político Pedagógico / Maria da Conceição dos Santos; Francigleide Pereira de Souza (orgs.) – Natal, RN: Secretaria Municipal de Educação, 2019.

NEVES, Vanessa Ferraz Almeida, Gouvêa, Maria Cristina Soares de e Castanheira, Maria Lúcia. A passagem da educação infantil para o ensino fundamental: tensões contemporâneas. Educação e Pesquisa [online]. 2011 v. 37, n. 1 [Acessado 16 julho 2021], pp. 121-140. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000100008. Epub 20 maio 2011. ISSN 1678-4634. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000100008.

NUNES,.Jéssica Schmidt. Diálogos com crianças sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental. Revista Pedagógica - UNOCHAPECÓ - Ano-15 - n. 28 vol. 14 - jan./jun. 2012.

SURDI, Aguinaldo Cesar. Educação e sensibilidade [recurso eletrônico]: o brincar e o se movimentar da criança pequena na escola – Natal, RN: EDUFRN,2018.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos; trad. Daniel Grassi - 2.ed. -Porto Alegre: Bookman, 2001.

Publicado

2023-12-15

Cómo citar

DANTAS, Karluza Araújo Moreira; SURDI, Aguinaldo Cesar. A criança e o brincar: a transição da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola da rede municipal de Natal/RN. Dialogia, [S. l.], n. 46, p. e23885, 2023. DOI: 10.5585/46.2023.23885. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/23885. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos