História em Quadrinhos na aprendizagem: uma proposta de Sequência Didática Inclusiva no Ensino Fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/45.2023.23404

Palabras clave:

atividades inclusivas, sequência didática, tecnologia digital

Resumen

A falta de contextualização na prática docente não vem permitindo que a aprendizagem seja significativa aos alunos incluídos nas salas de aula regulares. Diante dos entraves pedagógicos da inclusão, este artigo tem por objetivo avaliar a construção colaborativa de Sequência Didática (SD), voltada ao gênero textual História em Quadrinhos, apoiada por recursos digitais, desenvolvida a fim de promover uma aprendizagem significativa e colaborativa que integre os alunos incluídos aos alunos regulares do Ensino Fundamental (EF) I. Para tal, por meio da pesquisa-ação, a SD foi elaborada junto a professoras que lecionam em salas de aula regulares enfatizando o trabalho da inclusão nos anos iniciais do EF e posteriormente avaliada por meio de um questionário com questões abertas, elaborado no Microsoft Forms. As professoras colaboradoras afirmaram que as sequências didáticas produzidas são relevantes às atividades propostas à inclusão escolar. Concluiu-se que é possível encontrar caminhos significativos ao incluir estudantes com deficiência. 

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Biografía del autor/a

Carla Santiago Ferreira, Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação/UniCarioca

 

Tharcila de Abreu Almeida, Fundação Municipal de Educação de Niterói – FME/Niterói

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação/UniCarioca

Ana Paula Legey, Centro Universitário UniCarioca – UniCarioca

Doutora em Ciências/IOC/Fiocruz

 

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Publicado

2023-07-04

Cómo citar

FERREIRA, Carla Santiago; ALMEIDA, Tharcila de Abreu; LEGEY, Ana Paula. História em Quadrinhos na aprendizagem: uma proposta de Sequência Didática Inclusiva no Ensino Fundamental. Dialogia, [S. l.], n. 45, p. e23404, 2023. DOI: 10.5585/45.2023.23404. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/23404. Acesso em: 22 feb. 2025.

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