Interculturalidade e (re)existência: a Educação Escolar Indígena nas aldeias da região do Opará, em Pernambuco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.22627

Palabras clave:

povo Truká, línguas autóctones, pesquisa científica, formação de professores

Resumen

Apresentamos a interculturalidade na Educação Escolar Indígena dos povos da Região de Abrangência do Opará, em especial, dos Truká, da Ilha da Assunção, em Cabrobó, sertão de Pernambuco. Trata-se de um estudo sobre as línguas autóctones, os desdobramentos que a formação dos professores tem edificado nas comunidades e as perspectivas de construção de uma nova episteme. A metodologia está alicerçada em revisão bibliográfica, pesquisa de campo e análise documental, em que aparecem delimitadas as falas das professoras indígenas e as contribuições das instituições de ensino na produção de conhecimentos a partir dos saberes tradicionais e das políticas públicas na região pelo IF Sertão Pernambucano. O estudo apresenta possibilidades de trabalhos coletivos na produção de material didático, na reformulação de práticas pedagógicas e no surgimento de uma corrente de pensamento, baseada nas teorias decoloniais, na interculturalidade e na ressignificação sociocultural. Percebe-se a consolidação da EEI e o surgimento de uma geração de pesquisadoras/pesquisadores indígenas no semiárido pernambucano, marcado pela onipresença do Rio São Francisco (Opará).

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Biografía del autor/a

Roberto Remígio Florêncio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IF Sertão PE

Doutor em Educação – UFBA

Carlos Alberto Batista dos Santos, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Doutor em Etnobiologia e Conservação da Natureza – UFRPE 

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SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Pernambuco. Relatório 2018. SEC-PE, Recife: 2019.

Publicado

2023-03-09

Cómo citar

FLORÊNCIO, Roberto Remígio; SANTOS, Carlos Alberto Batista dos. Interculturalidade e (re)existência: a Educação Escolar Indígena nas aldeias da região do Opará, em Pernambuco. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e22627, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.22627. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/22627. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos