Reflexões sobre uma sequência didática de desenvolvimento de algoritmo com turma multisseriada utilizando Google Doodle e Scratch

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/40.2022.21736

Palabras clave:

educação matemática, Scratch, Doodle, pensamento computacional, programação

Resumen

O presente artigo versa sobre uma sequência didática realizada durante um projeto sobre programação com uma turma multisseriada do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Para trabalhar as ideias de algoritmo e de bloco de repetição, bem como a importância de passo a passo e de ordem, foi utilizado um Google Doodle e o software Scratch. A análise se dá com base nos estudos de Jean Piaget (1983) sobre os estádios de desenvolvimento, esquemas e tomada de consciência. Foi possível observar que as crianças estabeleceram uma relação entre os blocos de repetição dos dois recursos, adaptando o esquema utilizado para repetir um comando. Ainda, as atividades de pensamento computacional possibilitaram que o grupo refletisse sobre quais passos deveriam ser tomados para chegar ao objetivo desejado, um importante encadeamento lógico para a resolução de problemas. Desse modo, tanto o Doodle quanto o Scratch se mostraram importantes ferramentas para trabalhar o pensamento computacional.

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Biografía del autor/a

Brunna Sordi Stock, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestra em Educação

 

Marcus Vinicius de Azevedo Basso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Informática na Educação

 

Citas

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Publicado

2022-03-31

Cómo citar

STOCK, Brunna Sordi; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo. Reflexões sobre uma sequência didática de desenvolvimento de algoritmo com turma multisseriada utilizando Google Doodle e Scratch. Dialogia, [S. l.], n. 40, p. e21736, 2022. DOI: 10.5585/40.2022.21736. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/21736. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Dossiê n. 40 “Aprendizagem Criativa, o Pensamento Computacional e a Robótica na Educação Básica”