Círculo de Cultura: uma experiência metodológica de conscientização e (trans)formação docente para o acolhimento de crianças com deficiência na creche

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.18913

Palabras clave:

Círculo de Cultura, Acolhimento, Conscientização, (Trans)Formação Docente

Resumen

O presente artigo apresenta os caminhos construídos na interação entre pesquisadoras, educadoras e crianças em que o círculo de cultura constituiu uma possibilidade metodológica de pesquisa. Entendido não apenas como uma disposição física das pessoas no espaço ocupado, mas como as relações ali estabelecidas, o círculo de cultura constituiu um espaço-tempo educativo de conscientização e (trans)formação docente. A pesquisa foi desenvolvida no espaço-tempo de uma creche pública e objetivou conhecer e (re)significar a(s) concepção(ões) de acolhimento das profissionais no atendimento à criança que tem seu desenvolvimento implicado por alguma deficiência. O exercício de pesquisa, fundamentada na teoria freiriana aponta para o acolhimento humanizado como um inédito-viável no horizonte não apenas de uma creche, mas no atendimento a toda e qualquer criança em todo e qualquer espaço-tempo educacional. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flávia Alves Bonsanto, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Mestrado em Educação

Sandrelena da Silva Monteiro, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutorado em Educação

Citas

ARROYO, Miguel G. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

FREIRE. Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática docente. 3 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE. Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE. Paulo.Pedagogia do Oprimido. 65 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

LOUREIRO, Carlos Frederico B.; FRANCO, Jussara Botelho. Aspectos teóricos e metodológicos do círculo epistemológico de cultura: uma possibilidade pedagógica e dialógica em educação ambiental. In: Encontro “Pesquisa em Educação Ambiental” – A pesquisa em Educação Ambiental e a Pós-Graduação no Brasil. 4., 2011. Ribeirão Preto. Disponível em:

http://brasil.campusvirtualsp.org/sites/default/files/CirculonaEduAmbient.pdf. Acesso em: 10 Abr. 2019.

MARQUES, Luciana Pacheco. Cotidiano escolar e diferença. In: Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 17, n. 1, p. 101-117, mar./jun. 2012. Disponível em:

http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2012/10/Cotidiano-escolar-e-. Acesso em: 09 ago. 2016.

ROMÃO, José Estáquio; GADOTTI, Moacir. Paulo Freire e Amílcar Cabral: a descolonização das mentes. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2012.

Publicado

2021-04-27

Cómo citar

BONSANTO, Flávia Alves; MONTEIRO, Sandrelena da Silva. Círculo de Cultura: uma experiência metodológica de conscientização e (trans)formação docente para o acolhimento de crianças com deficiência na creche. Dialogia, [S. l.], n. 37, p. e18913, 2021. DOI: 10.5585/dialogia.n37.18913. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/18913. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos