A educação pós-pandemia: uma análise a partir da desigualdade educacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.18268

Palabras clave:

Pandemia, Escola Justa, Inclusão

Resumen

Este artigo, escrito em forma de ensaio, tem por objetivo analisar os possíveis reflexos da pandemia de Covid-19 sobre a educação brasileira. Partindo da história da educação moderna, surgida no século XVII, o artigo mostra que assim como naquele período, que era um momento de crise, ocorreu uma revolução na educação, este momento é propício para mudanças. Partindo da pergunta de Dubet (2004) sobre o que é uma escola justa, o artigo defende a ideia de que antes de qualquer mudança na estrutura da escola brasileira, a pandemia de Covid-19 deve levar a uma reflexão sobre qual a justiça educacional no Brasil. Conclui que simples mudanças na estrutura da escola visando a sua modernização podem ser mais excludentes do que inclusivas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Clóvis Trezzi, Universidade La Salle

Doutor em educação.

Citas

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed., Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2015.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2004.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Plano Nacional de Educação 2014-2014. Brasília, DF: Edições Câmara, 2014. E-book. Disponível em: http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf. Acesso: em 20 set. 2020

BRASIL. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Desafios da Nação Vol. 1. Brasília, DF: Ipea, 2018. E-book. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=32753&Itemid=433. Acesso em: 22 set. 2020.

CASAGRANDE, Cledes; HERMANN, Nadja. Formação e homeschooling: controvérsias. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2014789, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://revistas.apps.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14789/209209212953. Acesso em: 22 set. 2020

COMENIUS, Jan Amos. Didática Magna. 4. ed., São Paulo, SP: WMF Martins Fontes, 2016.

DUBET, François. O que é uma escola justa? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, SP, v. 34, n. 123, p. 539-555, set./dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v34n123/a02v34123.pdf. Acesso em: 25 set. 2020.

DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. 4. ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

FIÉVET, Michel. Les enfants pauvres à l'école: La révolution scolaire de Jean-Baptiste de La Salle. Paris, França: Imago, 2001.

GAUTHIER, Clermont. O século XVII e o nascimento da Pedagogia. In: GAUTHIER, Clérmont; TARDIF, Maurice (orgs.). A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014, p. 101-127.

HENGEMÜLE, Edgard. Educação Lassaliana: Que educação? Canoas, RS: Salles, 2007.

LA SALLE, João Batista de. Guia das Escolas Cristãs. Canoas, RS: Unilasalle, 2012. Coleção Obras Completas vol. III.

LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, SP, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v38n1/aop323.pdf.Acesso em: 10 set. 2020.

MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. 13. ed., São Paulo, SP: Cortez, 2010.

IBGE. Educação 2019 – PNAD Contínua. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101736_informativo.pdf. Acesso em 24 set. 2020.

JUNIOR, Jerri Garcia da Rosa; LAUER, Pedro. Homeschooling como alternativa em tempos de pandemia. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc São Miguel Do Oeste, v. 5, pp. 1-14, e24585, 2020. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/24585/14456. Acesso em: 22set. 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 6. Ed., Porto: Afrontamento, 1995.

SEPTIMIO, Carolline; PESSOA, Márcio de Souza. O ensino domiciliar como política pública no Brasil: uma alternativa às escolas? Olhares, Guarulhos, v. 08, n. 02, pp. 133-146, 2020. Disponível em:

https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/10777/7894. Acesso em: 22 set. 2020.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário Brasileiro da Educação Básica 2020. São Paulo, SP: Moderna, 2017. E-book. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/456.pdf?1969753478/=&utm_source=content&utm_medium=site-todos.Acesso em: 20 set. 2020.

UNICEF. Pobreza na infância e na adolescência. Unicef, 2019. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/156/file/Pobreza_na_Infancia_e_na_Adolescencia.pdf. Acesso em: 24 set. 2020.

Publicado

2021-04-27

Cómo citar

TREZZI, Clóvis. A educação pós-pandemia: uma análise a partir da desigualdade educacional. Dialogia, [S. l.], n. 37, p. e18268, 2021. DOI: 10.5585/dialogia.n37.18268. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/18268. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos