Suzano: a educação na mira dos massacres lumpenradicais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13790

Palabras clave:

Escola, Massacres, Lumpenradicais, Corpo, Ressentimento.

Resumen

O texto analisa o massacre na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano – São Paulo, à luz dos outros massacres ocorridos em ambientes escolares e aproximados nos últimos vinte anos, desde Columbine, no mundo. Para tanto, conecta os pensamentos de Franco Bifo Berardi, Angela Nagle e Achille Mbembe para pensar a formação de subjetividade lumpenradical a partir dos fóruns digitais (chans) da deep web e o atrito entre corpo, capitalismo e ambiente virtual. Analisa então suas relações com a frustração, a raiva e o ressentimento que se traduzem em gestos de acting out em geral contra outros estudantes e mulheres, tomados como símbolos negativos por uma virilidade ferida pelos avanços sociais e por uma ação que nega o pensamento, colocando a educação e suas instituições como alvo preferencial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Moysés Pinto Neto, Universidade Luterana do Brasil

Professor do PPGEDU da Universidade Luterana do Brasil. Doutor em Filosofia (PUCRS).

Citas

Referências:

AGAMBEN, Giorgio. Remnants of Auschwitz: The Witness and the Archive. Trad. Daniel Heller-Roazen. New York: Zone Books, 2002.

“Ameaça de alunos nazistas assusta professores de escola para surdos no Rio”. Ponte Jornalismo. Edição de 12-04-2019. Disponível em: https://ponte.org/servidores-temem-repeticao-de-suzano-em-instituicao-de-ensino-para-surdos-no-rj/. Acesso em 13-04-2019.

“Ataque seria evitado se professor estivesse armado, diz Major Olímpio”. O Globo, 13-03-2019. Disponível em: http://oglobo.globo.com/brasil/ataque-seria-evitado-se-professor-estivesse-armado-diz-major-olimpio-23518634. Acesso em 14-04-2019.

BERAN, Dale. “Trump, os nerds do 4chan e a nova direita dos Estados Unidos”. Trad. Clara Allain. Folha de São Paulo. Ilustríssima., edição de 19.03.2017, 2017.

BERARDI, Franco ‘Bifo’. After the future. Trad. Arianna Bove et al. New York: AK Press, 2011.

BERARDI, Franco ‘Bifo’. La fábrica de la infelicidad: nuevas formas de trabajo y movimiento global. Trad. Manuel Hendrikson e Patricia Leatxe. Madrid: Traficantes de Sueños, 2003.

BERARDI, Franco ‘Bifo’. Heroes: mass murder and suicide. London/New York: Verso, 2015.

BERARDI, Franco ‘Bifo’. Futurability: the age of impotence and the horizon of possibility. London/New York: Verso, 2017.

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 3. Trad. Aurélio Guerra Neto et al. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

“Escolas reforçam segurança após ameaça de ataque”. Extraclasse. Edição de 28-03-2019. Disponível em: https://www.extraclasse.org.br/movimento/2019/03/escolas-reforcam-seguranca-apos-ameaca-de-ataque/. Acesso em 13-04-2019.

MARQUES, Victor. O Rei dos Palhaços e seu Exército de Trolls. Medium, 22-01-2017. Disponível em: https://medium.com/@marques.v/o-rei-dos-palha%C3%A7os-e-seu-ex%C3%A9rcito-de-trolls-12d1d30ab88a. Acesso em 13-04-2019.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: N-1, 2018.

MBEMBE, Achille. Lumpenradicalismo e outras doenças da tirania. Trad. Vinícius Honesko. Flanagens. Disponível em: https://flanagens.blogspot.com/2017/12/o-lumpenradicalismo-e-outras-doencas-da.html. Acesso em 13-04-2019.

MBEMBE, Achille. Essai sur le politique en tant que forme de la dépense. Cahiers d’études africaines, 2004.

NAGLE, Angela. Kill All Normies: online culture wars from 4Chan and Tumblr to Trump and the alt-right. Winchester/Washington: Zero Books, 2017.

“UFRGS sob ameaça de atentado”. Extraclasse. Edição de 20-03-2019. https://www.extraclasse.org.br/sem-categoria/2019/03/ufrgs-sob-ameaca-de-atentado/. Acesso em 13-04-2019.

Publicado

2019-12-21

Cómo citar

PINTO NETO, Moysés. Suzano: a educação na mira dos massacres lumpenradicais. Dialogia, [S. l.], n. 33, p. 178–191, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N33.13790. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/13790. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos