A escola primária no Estado de São Paulo: um histórico da organização escolar

Autores/as

  • Isa stavracas Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v6i0.1100

Palabras clave:

Escola graduada. Escola primária. Fragmentação do saber. Organização de tempo e espaço. Quadros horários.

Resumen

Neste artigo, faz-se um breve relato da organização da escola pública no Estado de São Paulo, desde a sua criação, em 1893, até a adoção de um modelo de organização escolar que buscava uma educação popular graduada. Partindo do texto de Gallego (2003), faz-se uma visita à organização curricular, administrativa e pedagógica utilizada no século XIX e às modificações propostas nos ideais escolanovistas. Investigando-se a organização do ensino à época, levantam-se algumas questões sobre a temporalidade na construção curricular, abordando-se a fomentação dos quadros horários, a reorganização das atividades dos professores e as normas que passaram a regulamentar essas ações. As mudanças proporcionadas pelas escolas graduadas nortearam a organização escolar, dando novos parâmetros à prática docente e aos saberes instituídos.

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Publicado

2008-07-29

Cómo citar

STAVRACAS, Isa. A escola primária no Estado de São Paulo: um histórico da organização escolar. Dialogia, [S. l.], v. 6, p. 43–48, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v6i0.1100. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/1100. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos