n. 22 – Gestão na Educação Básica: regulação, avaliação, currículo, qualidade e práticas

2015-08-10

Convidamos pesquisadores e professores da Pós-Graduação em Educação e áreas afins a enviar artigos para o próximo número da Revista Dialogia, edição nº 22 (dez./2015), cujo tema  será “Gestão na Educação Básica: regulação, avaliação, currículo, qualidade e práticas”, observados prazos e ementa geral  abaixo discriminados.

 

 

Prazo: A submissão dos artigos, estruturados segundo as normas de publicação da Revista, deve ser realizada até o dia 30 de setembro de 2015.

 

Ementa: Um dos maiores desafios – se não o maior – do Brasil para desenvolver-se é a educação. Embora tenha avançado no quesito acesso, a Educação Básica tem demonstrado dificuldades em avançar na qualidade, sobretudo por meio de uma gestão que alcance resultados consistentes, considerando melhores processos de regulação, avaliação, currículo, qualidade e práticas pedagógicas. Nesse sentido, mostra-se relevante ampliar o debate sobre questões relativas à história, às necessidades e às tendências atuais em gestão da Educação Básica.

Como se pode estabelecer uma unidade na visão sistêmica de processos, mantendo o necessário grau de autonomia para a gestão democrática, que se quer aprimorar no país? De que maneira organizar os sistemas avaliativos, de modo que não fiquem centrados apenas em desempenho de estudantes, mas convertam-se em alavanca para o desenvolvimento de docentes e especialistas? Como fazer a gestão de práticas pedagógicas que possam conferir mais sentido e significado ao currículo, para os estudantes? São algumas das questões para as quais este número de Dialogia pretende concentrar-se.

 

Comissão Editorial Dialogia