O trabalho com o texto literário nas aulas de língua espanhola: possíveis contribuições bakhtinianas

Authors

  • Regiane Santos Cabral de Paiva UERN

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N15.2835

Keywords:

dialogismo, texto literário, ensino de LE

Abstract

Este trabalho tratará, sob a ótica bakhtiniana, contribuições para a compreensão dos conceitos de dialogia, da polifonia, da heteroglossia, da intertextualidade e da interdiscursividade, a partir dos quais se pode inferir possíveis aplicações ao ensino, especialmente para o trabalho com o texto literário nas aulas de língua estrangeira, especificamente a espanhola. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico apoiado em Bakhtin (2000a, 2000b) e em estudiosos de sua teoria: Barros (1999), Bernardi (2001), Bezerra (2008), Brait (2000), Faraco (2009) e Fiorin (2010). A partir destas observações, este estudo ressalta a importância das relações dialógicas para o trabalho com o texto literário, contribuindo, desta maneira, para um estudo mais significativo e competente da leitura, bem como promover condições essenciais para a leitura responsiva e crítica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Regiane Santos Cabral de Paiva, UERN

Professora de língua espanhola da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Lingua espanhola e Literatura Hispanoamericana. Obteve seu título de graduação em Letras com habilitação em Lingua portuguesa e espanhola pela Universidade Estadual do Ceará no ano de 2000. Em 2003, concluiu o curso de especialização em ensino de língua portuguesa pela UECE. Atualmente está cursando Mestrado em Letras pela UERN.

Published

2012-12-12

How to Cite

PAIVA, Regiane Santos Cabral de. O trabalho com o texto literário nas aulas de língua espanhola: possíveis contribuições bakhtinianas. Dialogia, [S. l.], n. 15, p. 107–120, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N15.2835. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/2835. Acesso em: 19 oct. 2024.

Issue

Section

Artigos