Do high school students know how to operate with the concept of number?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/52.2025.26057

Keywords:

thought, empirical, theoretical, organization of mathematics teaching

Abstract

The Davidovian maxim that empirical thought hinders the development of theoretical thought due to debate in the academic events in which we participate. Our thinking, based on the studies of Davidovian work, is that the origin of the fragilities expressed by the students of Medium Education in the discipline of Mathematics is related to conceptual learning that limits the development of conceptual thinking. We will seek to investigate the origin of the manifestations of fragilities through the organization of education, which will be the origin of the development of students in the last three years of Basic Education. During the process, we found that the origin of the fragilities is the lack of appropriation, by the students, of two basic concepts of Mathematics, or of number. The results indicate that those referred to do not appropriate the meaning of the concept of number both on an empirical and theoretical level.

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Author Biographies

Agatha de Souza Niero, Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL

Graduada com Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2021), foi participante do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2018-2020) e Projeto de Residência Pedagógica (2021). Em 2022, ministra aulas da disciplina de Matemática em escolas públicas (estaduais) para o Ensino Fundamental ll e o Ensino Médio. Atualmente, cursa Mestrado em Educação, pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Suas pesquisas têm ênfase nos estudos a nível teórico e com as perspectivas da Teoria Histórico-Cultual e do Ensino Desenvolvimental diante da Matemática. Com isso, acarretou a participação no Grupo de Pesquisa Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática - TEDMAT.

Josélia Euzebio da Rosa, Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL

Licenciatura em Matemática (UNESC - 2004), Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Educação, linha de pesquisa Educação Matemática pela UFPR. Professora e pesquisadora com vínculo pela UniSul. As pesquisas incidem no modo de organização do ensino de Matemática. Atua na graduação (Pedagogia e Matemática), Mestrado e Doutorado em Educação. Integrante da Academia Internacional de Estudios Histórico-Cultural. Em 2019 foi consultora do Currículo Base do Território Catarinense (2019), no componente de Matemática. Suas pesquisas são organicamente vinculadas ao GEPAPe (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica - USP). O GEPAPe abarca uma rede nacional de grupos de pesquisa organizada em núcleos regionais. Dentre os grupos que constituem o núcleo catarinense está o TedMat (Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática) e GPEMAHC (Grupo de Pesquisa em Educação Matemática uma Abordagem Histórico-Cultural). A pesquisadora em referência é líder do TedMat (Unisul) e vice líder do GPEMAHC (UNESC). Dentre os projetos de pesquisa desenvolvidos, destacam-se: 1) Produção de conhecimento docente dos professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental: uma análise na abordagem histórico-cultural (CNPq); 2) Limites e possibilidades do processo de formação matemática no contexto de três Cursos de Pedagogia (CNPq) 3) Conhecimentos matemáticos na formação inicial de professores do Ensino Fundamental I (FAPESC); 4) Aprendizagem sobre o modo de organização do ensino de Matemática por acadêmicos de Pedagogia com base na Teoria do Ensino Desenvolvimental (FAPESC). Esses projetos sustentam, além da pesquisa, as ações de gestão, ensino e extensão de modo indissociável. Neste sentido, a pesquisadora aprovou e coordenou dois Cursos de Especialização com bolsas para os professores da Educação Básica pelo Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu). Ao todo foram 140 bolsas distribuídas para 5 turmas. Três turmas no Curso de Especialização em Fundamentos e Organização Curricular e duas no Curso de Especialização em Inovação na Educação. Estes cursos, com bolsas para professores da Educação Básica, se constituíram em um profícuo contexto de articulação entre pesquisa, ensino, extensão e gestão. As aulas, tanto na graduação quanto em nível de pós-graduação são desenvolvidas no contexto de cooperação interinstitucional. Desta parceria surgiu, em 2013, o Seminário Interinstitucional de Educação Matemática UNISUL, UNESC, UNIBAVE e UESPI, com edições anuais. A partir de 2019 o evento foi transformado em internacional por meio de um Acordo de Cooperação Acadêmica Internacional firmado entre Universidade de Aveiro (Portugal) e Unisul. Durante o evento, que ocorre anualmente, estudantes, professores e pesquisadores apresentam suas aprendizagens e produções relacionadas ao modo de organização do ensino de matemática. Ainda sob o guarda-chuvas dos cinco projetos mencionados resultaram várias produções, dentre elas, destaca-se a organização do dossiê Estudos em Educação Matemática com Fundamentos na Teoria Histórico-Cultural, publicado na revista Poiésis/Unisul (2014); Dossiê - Sistema Didático Elkonin-Davidov-Repkin, publicado na revista Obutchénie/UFU (2021) e vários artigos, capítulos de livros e trabalhos completos em anais de eventos.

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Published

2025-03-07

How to Cite

NIERO, Agatha de Souza; ROSA, Josélia Euzebio da. Do high school students know how to operate with the concept of number?. Dialogia, [S. l.], n. 52, p. e26057, 2025. DOI: 10.5585/52.2025.26057. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/26057. Acesso em: 14 mar. 2025.

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