n. 21 – Os Mestrados Profissionais em Educação: Pesquisa e Intervenção na Educação Básica Brasileira

2015-02-11

Convidamos pesquisadores e professores da Pós-Graduação em Educação e áreas afins a enviar artigos para o próximo número da Revista Dialogia, edição n.21(Jun./2015), cujo tema  será, “Os Mestrados Profissionais em Educação : Pesquisa e Intervenção na Educação Básica Brasileira”, observados prazos e ementa geral  abaixo discriminados:

A submissão dos artigos, estruturados segundo as normas de publicação da Revista, deve ser realizada até o dia 16 de março de 2015.

Ementa geral
O número 21 da Revista Dialogia tem como tema principal “Os Mestrados Profissionais em Educação: Pesquisa e Intervenção na Educação Básica Brasileira”.
Tal enfoque nasce da realização, na Universidade Nove de Julho, do I Congresso Internacional de Práticas Pedagógicas da Educação Básica, I CIPPEB, nos dias 6 a 8 de novembro de 2014, que congregou dois eventos: o I Seminário de Iniciação à Docência: educação infantil emancipadora e o I Seminário Internacional dos Mestrados Profissionais em Educação: pesquisa e intervenção na Educação Básica Brasileira.
Por essa razão, excepcionalmente, a seção Dossiê Temático a que se refere a presente chamada, será composta pelos textos que serviram de base para as discussões preparadas pelas conferencistas convidadas às mesas do I Seminário Internacional dos Mestrados Profissionais em Educação: pesquisa e intervenção na Educação Básica Brasileira.
Desta forma, abre-se a chamada do número 21 para textos a serem enviados à apreciação com vistas à publicação nas seções artigos e resenhas.
Para a seção artigos, os textos devem apresentar pesquisas que digam respeito às demandas pedagógicas da educação básica  brasileira contemporânea e da formação de educadores, com especial ênfase aos trabalhos que envolvem projetos de intervenção ou sua analise.
Para a seção resenhas, propõe-se que sejam de autores recentes ou daqueles que sempre mereçam ser retomados, que também versem sobre os projetos de intervenção, visando a transformação da realidade educacional no Brasil.
Para todos nós, professores, pesquisadores e gestores educacionais, os desafios, que muitos chamam “problemas”, parecem por vezes, mais do que dados, discutidos, contextualizados e justificados. Cabe, então, a apresentação das possibilidades de enfrentamento destes desafios, de modo a construir caminhos alternativos que levem a um cenário em que haja mais efetividade na educação.