n. 36 O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia
Para a publicação do número 36 da Revista Dialogia, o Dossiê “O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia” acolherá pesquisas que apresentem como temáticas as diferentes nuances e processos de adaptação/transformação da Educação Básica e Superior que, dentre outras mudanças, reestruturaram-se no ambiente online, de forma inesperada. Em certa medida, tal migração acelerou o (re)inventar de práticas pedagógicas, ressignificando antigos espaços e criando novos lugares para a aprendizagem e o ensino. Esta nova situação tem gerado inúmeros desafios à Educação, como um todo, atingindo, em especial, docentes, estudantes, gestores e familiares, ao mesmo tempo em que oportuniza um despertar para a ênfase e ampliação da educação online no país e no mundo.
Nesse sentido, o Dossiê Temático da presente edição da Dialogia irá abranger diferentes aspectos, inovações e desafios colocados à Educação em tempos de Pandemia. Trata-se de pensar e problematizar, neste contexto, as diferentes formas e conteúdos da nova organização pedagógica no ambiente online e fora dele. Dentre outros processos, esse novo quadro socioeconômico e cultural vem provocando mudanças em distintas frentes, envolvendo recursos humanos, didáticos, tecnológicos, estratégias educativas, acesso social, formação docente, trazendo para o foco analítico os avanços e as dificuldades encontradas nesta conjuntura nacional e mundial tão particular na trajetória histórica da humanidade.
Link para submissão: https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=author&op=submit&path[]=1
Daniela Melaré (UAb – Portugal)
Adriana Terçariol (PROGEPE/PPGE -UNINOVE)
Rosiley Teixeira (PROGEPE-UNINOVE)
Jason Mafra (PROGEPE/PPGE -UNINOVE)