Paulo Freire e a complexidade na educação

Autores

  • Ernesto Jacob Keim UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v0i0.784

Palavras-chave:

Pensamento linear, pensamento sistêmico, dialogia.

Resumo

Este artigo discute alguns princípios educacionais propostos por Paulo Freire na perspectiva dos referenciais teóricos do pensamento linear e do pensamento sistêmico, considerando a subjetividade e a diversidade de possibilidades que envolvem a dinâmica educativa para a autonomia e a liberdade. É um texto reflexivo que procura avançar com o pensamento freiriano no universo desafiador que é a realidade individualista e excludente de nossa sociedade, motivada pela publicidade dissimuladora e dominada pela ideologia de mercado. O texto propõe, ao final, uma reflexão sobre algumas citações clássicas de Paulo Freire para que o leitor analise criticamente sua práticadocente.

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Biografia do Autor

Ernesto Jacob Keim, UNINOVE, São Paulo

Doutor em Educação (UNIMEP) e Professor do Programa de Mestrado em Educação da UNINOVE.

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Publicado

25.03.2008

Como Citar

KEIM, Ernesto Jacob. Paulo Freire e a complexidade na educação. Dialogia, [S. l.], p. 32–40, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v0i0.784. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/784. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos