Estudantes do ensino médio sabem operar com o conceito de número?
DOI:
https://doi.org/10.5585/52.2025.26057Palavras-chave:
pensamento, empírico, teórico, organização do ensino de matemáticaResumo
A máxima davidoviana de que o pensamento empírico obstaculiza o desenvolvimento do pensamento teórico tem gerado debate nos eventos acadêmicos de que participamos. O pressuposto, com base nos estudos da obra davidoviana, é que a origem das fragilidades expressas pelos estudantes do Ensino Médio na disciplina de Matemática decorre das fragilidades na aprendizagem conceitual que limitam o desenvolvimento do pensamento conceitual em nível empírico. Investigamos a gênese das manifestações de fragilidades apresentadas por estudantes dos três últimos anos da Educação Básica brasileira. Constatamos que a gênese das fragilidades está na não apropriação, por parte dos estudantes do Ensino Médio, de um dos conceitos basilares da Matemática, o de número. Os resultados indicam que não houve apropriação do significado do conceito de número tanto em nível empírico quanto teórico.
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