Potencialidades das tecnologias digitais no ensino da Educação Física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/49.2024.24722

Palavras-chave:

educação física; escola; tecnologias digitais; ensino

Resumo

Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo investigar potencialidades das tecnologias digitais como recurso didático-pedagógico para as aulas de Educação Física, nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Ela foi realizada em duas escolas da rede municipal de ensino do Vale do Taquari-RS/BRA. Os participantes foram dezesseis alunos de duas turmas, 6.º e 9.º anos, e duas professoras de Educação Física. Entre as potencialidades identificadas está o uso das tecnologias digitais para o acesso a saberes já existentes, o que ocorreu através da indicação e da visualização de vídeos no YouTube e da elaboração de trabalhos de pesquisa. Outra potencialidade trata da construção e da reconstrução de conhecimentos, evidenciada no uso das tecnologias digitais, com o propósito de estimular o diálogo, a criatividade e o trabalho colaborativo. Conclui-se que as tecnologias digitais potencializam o ensino da Educação Física, mas devem estar alicerçadas em bases teóricas preocupadas com uma formação crítica e emancipatória.

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Biografia do Autor

Derli Juliano Neuenfeldt, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutor em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento

 

Macgregor Baumgarten, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Acadêmico do Curso de Psicologia

Kedman Jesus Silva, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Mestra em Ensino

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Publicado

21.05.2024

Como Citar

NEUENFELDT, Derli Juliano; BAUMGARTEN, Macgregor; SILVA, Kedman Jesus. Potencialidades das tecnologias digitais no ensino da Educação Física escolar. Dialogia, [S. l.], n. 49, p. e24722, 2024. DOI: 10.5585/49.2024.24722. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/24722. Acesso em: 19 out. 2024.

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Artigos