A escola como espaço de implementação de políticas: contextos e aprendizagens de um programa de apoio à qualidade da educação
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.18866Palavras-chave:
Parceria Votorantim pela Educação, Implementação de políticas, EscolasResumo
O artigo discute a implementação de uma iniciativa de apoio à educação – Parceria Votorantim pela Educação (PVE) – em 6 escolas de 3 municípios: Resende (RJ), Aracruz (ES) e Governador Mangabeira (BA). O objetivo é entender como a iniciativa foi implementada em cada escola e os atores interpretaram e reinterpretaram as ações associadas ao programa. Os dados foram obtidos em pesquisa de campo, com aplicação de questionários, roteiro de registros e documentos cedidos pelas escolas, e informações obtidas em bases de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Observou-se diferentes usos de iniciativas propiciadas pelo Programa. Tal constatação confirma a hipótese de que as escolas fazem políticas e as interpretam conforme suas percepções e possibilidades. Percebe-se que a presença do PVE nas escolas não é robusta, limitando-se a iniciativas mais pontuais e que as aprendizagens suscitadas variam conforme os contextos das escolas e dos municípios.
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