A escola como espaço de implementação de políticas: contextos e aprendizagens de um programa de apoio à qualidade da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.18866

Palavras-chave:

Parceria Votorantim pela Educação, Implementação de políticas, Escolas

Resumo

O artigo discute a implementação de uma iniciativa de apoio à educação – Parceria Votorantim pela Educação (PVE) – em 6 escolas de 3 municípios: Resende (RJ), Aracruz (ES) e Governador Mangabeira (BA). O objetivo é entender como a iniciativa foi implementada em cada escola e os atores interpretaram e reinterpretaram as ações associadas ao programa. Os dados foram obtidos em pesquisa de campo, com aplicação de questionários, roteiro de registros e documentos cedidos pelas escolas, e informações obtidas em bases de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Observou-se diferentes usos de iniciativas propiciadas pelo Programa. Tal constatação confirma a hipótese de que as escolas fazem políticas e as interpretam conforme suas percepções e possibilidades. Percebe-se que a presença do PVE nas escolas não é robusta, limitando-se a iniciativas mais pontuais e que as aprendizagens suscitadas variam conforme os contextos das escolas e dos municípios.

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Biografia do Autor

Sofia Lerche Vieira, Universidade Estadual do Ceará –UECE.

Doutorado em Educação.

Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará –UECE.

Doutorado em Educação.

Willana Nogueira Medeiros Galvão, Universidade Estadual do Ceará– UECE.

Mestre em Educação.

Referências

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Publicado

27.04.2021

Como Citar

VIEIRA, Sofia Lerche; VIDAL, Eloisa Maia; GALVÃO, Willana Nogueira Medeiros. A escola como espaço de implementação de políticas: contextos e aprendizagens de um programa de apoio à qualidade da educação. Dialogia, [S. l.], n. 37, p. e18866, 2021. DOI: 10.5585/dialogia.n37.18866. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/18866. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos