Aquisição da aprendizagem de maneira lúdica
As contribuições de oficinas pedagógicas em Libras para a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v22n2.23543Palavras-chave:
Libras; oficinas pedagógicas; prática pedagógica; material didáticoResumo
Esta pesquisa tem como objetivo relatar as contribuições de oficinas pedagógicas sobre didática de ensino para surdos, realizadas com acadêmicos e comunidade externa no município de Gurupi, estado do Tocantins. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Os participantes do estudo foram estudantes da educação básica e universitários, docentes e técnico-administrativos de uma instituição do ensino superior, além da comunidade externa. Foram executadas 8 oficinas ao longo de 2021 e 2022, que versam sobre questões teóricas, práticas e didáticas em Libras da educação para surdos. Constatamos durante a realização das oficinas que os professores, principalmente, encontram dificuldades para capacitar em Libras, justamente pela falta de cursos de formação de professores e ações semelhantes que trabalhem com essa temática, além da falta de materiais adequados em Libras para trabalhar com os estudantes.
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