Identidade quilombola e educação escolar quilombola: contribuições a partir da experiência de um quilombo

Auteurs

  • Sandra Nivia Soares de Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.8429

Mots-clés :

Educação Escolar Quilombola. Quilombo. Identidade Negra.

Résumé

Neste trabalho, toma-se o processo de construção da identidade do quilombo de Mangal e Barro Vermelho, situado no Oeste da Bahia-Brasil,  compreendendo que sua história e seu processo de construção da identidade podem contribuir para a  formação de professores, no debate sobre a educação escolar quilombola e na efetivação de suas diretrizes, enten-dendo quilombo como uma categoria dinâmica que se atualiza no tempo, ressaltando os diversos caminhos para a construção da identidade quilombola e a necessidade de atentar a essa questão nas discussões sobre a educação de quilombolas. Este trabalho toma como referência os dados de pesquisa de mestrado, ancorada nos aportes teórico-metodológicos da história oral,  e a experiência da autora na formação de professores. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Sandra Nivia Soares de Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana. Bahia – BA – Brasil.

Téléchargements

Publiée

2018-12-19

Comment citer

SOARES DE OLIVEIRA, Sandra Nivia. Identidade quilombola e educação escolar quilombola: contribuições a partir da experiência de um quilombo. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 35–54, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n2.8429. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/8429. Acesso em: 14 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Educação Quilombola e das Relações Étnico-Raciais, História da África e Cultura Afro-Brasileira e sua presença na BNCC