Identidade quilombola e educação escolar quilombola: contribuições a partir da experiência de um quilombo

Autores/as

  • Sandra Nivia Soares de Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n2.8429

Palabras clave:

Educação Escolar Quilombola. Quilombo. Identidade Negra.

Resumen

Neste trabalho, toma-se o processo de construção da identidade do quilombo de Mangal e Barro Vermelho, situado no Oeste da Bahia-Brasil,  compreendendo que sua história e seu processo de construção da identidade podem contribuir para a  formação de professores, no debate sobre a educação escolar quilombola e na efetivação de suas diretrizes, enten-dendo quilombo como uma categoria dinâmica que se atualiza no tempo, ressaltando os diversos caminhos para a construção da identidade quilombola e a necessidade de atentar a essa questão nas discussões sobre a educação de quilombolas. Este trabalho toma como referência os dados de pesquisa de mestrado, ancorada nos aportes teórico-metodológicos da história oral,  e a experiência da autora na formação de professores. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sandra Nivia Soares de Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana. Bahia – BA – Brasil.

Publicado

2018-12-19

Cómo citar

SOARES DE OLIVEIRA, Sandra Nivia. Identidade quilombola e educação escolar quilombola: contribuições a partir da experiência de um quilombo. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 35–54, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n2.8429. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/8429. Acesso em: 14 nov. 2024.

Número

Sección

Educação Quilombola e das Relações Étnico-Raciais, História da África e Cultura Afro-Brasileira e sua presença na BNCC