Formação continuada e trabalho didático: metodologia com base na pedagogia histórico-crítica

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18124

Mots-clés :

Formação continuada, Trabalho didático, Pedagogia histórico-crítica.

Résumé

O objetivo deste estudo foi analisar e tecer algumas considerações sobre os aspectos do trabalho didático, a interação educacional, os recursos pedagógicos e o espaço escolar, durante o processo de formação continuada dos professores de educação física da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS (REME). Durante acompanhamento pedagógico dos professores de educação física da REME, pela equipe de professores-técnicos de educação física da Gerência do Ensino Fundamental e Médio da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS, houve a seguinte problemática: dificuldade dos professores de educação física na organização e sistematização de planos de aula, estabelecimento de objetivos relacionados com o trabalho didático, a explicação da metodologia utilizada e os procedimentos avaliativos – uso de instrumentos de avaliação e de categorias avaliadas. A formação continuada com base na pedagogia histórico-crítica, segundo as etapas mencionadas, se mostrou significativas, no sentido de introduzir de maneira metodológica o assunto planejamento escolar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Kleiton Ramires Pires Bezerra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Professor da REME.

Références

ALVES, Gilberto Luiz. O Trabalho Didático na Escola Moderna: Formas Históricas. Campinas: Autores Associados, 2005.

CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2000.

GASPARIN, João Luiz. Nós da Educação - Organização do Trabalho Pedagógico - Parte 3. Produção: TV Paulo Freire, 2008. Duração: 20min33s. Disponível em: http://www.

educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=13783. Acesso em: 05 de set. 2020.

GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

LEAL, Regina Barros. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Revista Iberoamericana de Educación, Buenos Aires, v. 37 n. 03, p. 1-7, 2005. Disponível em: https:

//rieoei.org/RIE/article/view/2705. Acesso em: 05 de set. 2020.

REME. Secretaria Municipal de Educação. Programa Educação em foco: múltiplas dimensões da formação continuada, 2017-2020. Campo Grande-MS, [s.n.], 2017.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula: São Paulo. Libertad. 2002.

VIGOTSKI, Lev Semyonovich. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Téléchargements

Publiée

2020-12-17

Comment citer

BEZERRA, Kleiton Ramires Pires. Formação continuada e trabalho didático: metodologia com base na pedagogia histórico-crítica. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 48–59, 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n2.18124. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/18124. Acesso em: 12 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos