Formação continuada e trabalho didático: metodologia com base na pedagogia histórico-crítica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v19n2.18124

Palabras clave:

Formação continuada, Trabalho didático, Pedagogia histórico-crítica.

Resumen

O objetivo deste estudo foi analisar e tecer algumas considerações sobre os aspectos do trabalho didático, a interação educacional, os recursos pedagógicos e o espaço escolar, durante o processo de formação continuada dos professores de educação física da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS (REME). Durante acompanhamento pedagógico dos professores de educação física da REME, pela equipe de professores-técnicos de educação física da Gerência do Ensino Fundamental e Médio da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS, houve a seguinte problemática: dificuldade dos professores de educação física na organização e sistematização de planos de aula, estabelecimento de objetivos relacionados com o trabalho didático, a explicação da metodologia utilizada e os procedimentos avaliativos – uso de instrumentos de avaliação e de categorias avaliadas. A formação continuada com base na pedagogia histórico-crítica, segundo as etapas mencionadas, se mostrou significativas, no sentido de introduzir de maneira metodológica o assunto planejamento escolar.

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Biografía del autor/a

Kleiton Ramires Pires Bezerra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Professor da REME.

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Publicado

2020-12-17

Cómo citar

BEZERRA, Kleiton Ramires Pires. Formação continuada e trabalho didático: metodologia com base na pedagogia histórico-crítica. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 48–59, 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n2.18124. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/18124. Acesso em: 12 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos