Os instrumentos de acompanhamento das aprendizagens dos estudantes como objetos de formação de gestores educacionais
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n1.13212Palabras clave:
Acompanhamento. Avaliação. Formação. Gestão.Resumen
Este artigo apresenta as análises e resultados de uma experiência de formação de gestores educacionais e escolares com foco na avaliação e acompanhamento das aprendizagens dos estudantes de 15 redes municipais de educação no estado de Pernambuco, em uma parceria com instituições do terceiro setor. O objetivo da formação era desenvolver instrumentos de registro das aprendizagens capazes de qualificar as intervenções em prol dos avanços das aprendizagens. A metodologia da formação incluiu momentos de reflexão e estudo sobre as concepções de avaliação e acompanhamento, análise dos indicadores educacionais, bem como dos instrumentos e rotinas em desenvolvimento nas escolas e redes, fortalecendo a parceria entre técnicos das equipes de secretarias e gestores escolares (diretores e coordenadores pedagógicos) e entre estes e professores. Dentre as aprendizagens alcançadas, destaca-se a ressignificação da rotina de acompanhamento com foco na aprendizagem de todos e cada um dos estudantes.Descargas
Citas
• BRASIL. MEC. SEB. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: Secretaria de Educação Básica/Ministério da Educação, 2013.
• BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file>. Acesso em: 22 fevereiro 2019.
• LIMA, José Fernandes (Org.). Educação Municipal de Qualidade: princípios de gestão estratégica para secretários e equipes. São Paulo: Moderna, 2014.
• LÜCK, Heloísa. Avaliação e monitoramento do Trabalho Educacional. Série Cadernos de Gestão. Volume VII. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
• LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem componente do ato pedagógico. 1ª. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Cadernos de Pós-graduação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.