Os instrumentos de acompanhamento das aprendizagens dos estudantes como objetos de formação de gestores educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v18n1.13212

Palavras-chave:

Acompanhamento. Avaliação. Formação. Gestão.

Resumo

Este artigo apresenta as análises e resultados de uma experiência de formação de gestores educacionais e escolares com foco na avaliação e acompanhamento das aprendizagens dos estudantes de 15 redes municipais de educação no estado de Pernambuco, em uma parceria com instituições do terceiro setor. O objetivo da formação era desenvolver instrumentos de registro das aprendizagens capazes de qualificar as intervenções em prol dos avanços das aprendizagens. A metodologia da formação incluiu momentos de reflexão e estudo sobre as concepções de avaliação e acompanhamento, análise dos indicadores educacionais, bem como dos instrumentos e rotinas em desenvolvimento nas escolas e redes, fortalecendo a parceria entre técnicos das equipes de secretarias e gestores escolares (diretores e coordenadores pedagógicos) e entre estes e professores. Dentre as aprendizagens alcançadas, destaca-se a ressignificação da rotina de acompanhamento com foco na aprendizagem de todos e cada um dos estudantes.

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Biografia do Autor

Angela Luiz Lopes, Comunidade Educativa Cedac

Geógrafa, mestre em educação pela FE USP e atuando com formação de educadores desde 2000.

Roberta Leite Panico, Comunidade Educativa CEDAC

Pedagoga e mestre em educação pela PUC/SP atuando com a formação de educadores desde 1990.

Lucinha Magalhães, Comunidade Educativa CEDAC

Assistente social e pedagoga atuando com formação de educadores desde 1990.

Referências

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Publicado

24.06.2019

Como Citar

LOPES, Angela Luiz; PANICO, Roberta Leite; MAGALHÃES, Lucinha. Os instrumentos de acompanhamento das aprendizagens dos estudantes como objetos de formação de gestores educacionais. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 50–71, 2019. DOI: 10.5585/cpg.v18n1.13212. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/cadernosdepos/article/view/13212. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Gestão educacional: limites e possibilidades