Os instrumentos de acompanhamento das aprendizagens dos estudantes como objetos de formação de gestores educacionais
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v18n1.13212Palavras-chave:
Acompanhamento. Avaliação. Formação. Gestão.Resumo
Este artigo apresenta as análises e resultados de uma experiência de formação de gestores educacionais e escolares com foco na avaliação e acompanhamento das aprendizagens dos estudantes de 15 redes municipais de educação no estado de Pernambuco, em uma parceria com instituições do terceiro setor. O objetivo da formação era desenvolver instrumentos de registro das aprendizagens capazes de qualificar as intervenções em prol dos avanços das aprendizagens. A metodologia da formação incluiu momentos de reflexão e estudo sobre as concepções de avaliação e acompanhamento, análise dos indicadores educacionais, bem como dos instrumentos e rotinas em desenvolvimento nas escolas e redes, fortalecendo a parceria entre técnicos das equipes de secretarias e gestores escolares (diretores e coordenadores pedagógicos) e entre estes e professores. Dentre as aprendizagens alcançadas, destaca-se a ressignificação da rotina de acompanhamento com foco na aprendizagem de todos e cada um dos estudantes.Downloads
Referências
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