Efeitos da escola de postura em indivíduos com sintomas de lombalgia crônica

Autores

  • Aline Santos Souza
  • Naiane Teixeira Bastos de Oliveira FACIMED
  • Irlei dos Santos
  • Maressa Sousa de Oliveira
  • Maira Melisse Beck Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.5585/conssaude.v9i3.2334

Palavras-chave:

Dor Lombar, Qualidade de vida, Reabilitação

Resumo

Introdução: A lombalgia crônica é um problema de saúde pública, com implicações sociais e financeiras. Escola de postura, recurso terapêutico que emprega uma metodologia preventiva e educativa, constitui-se numa alternativa eficaz de tratamento aos portadores de lombalgia crônica. Objetivo: Avaliar os efeitos do programa de escola de postura na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos com lombalgia crônica na clínica de fisioterapia da FACIMED. Métodos: A amostra foi composta por voluntários com lombalgia crônica com idade média de 41 anos (± 5,35). Para coleta de dados, aplicou-se o questionário SF-36 e Escala Analógica de Dor, em dois momentos distintos. A análise estatística utilizou o programa Microsoft Excel Office XP e BIOESTAT 5.0. Resultados: Após o processamento dos dados, obteve-se melhora satisfatória com relação à dor e qualidade de vida. Conclusão: O programa Escola de Postura contribui para melhora da qualidade de vida de indivíduos com lombalgia crônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Santos Souza

1, 2 Graduada em Fisioterapia – Faculdades de Ciências Biomédicas de Cacoal. Cacoal, RO – Brasil.

Irlei dos Santos

3,4,5 Docente do departamento de Ortopedia do Curso de Fisioterapia - Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal. Cacoal, RO – Brasil.

Downloads

Publicado

30.09.2010

Como Citar

1.
Souza AS, Oliveira NTB de, Santos I dos, Oliveira MS de, Gonçalves MMB. Efeitos da escola de postura em indivíduos com sintomas de lombalgia crônica. Cons. Saúde [Internet]. 30º de setembro de 2010 [citado 9º de novembro de 2024];9(3):497-503. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/saude/article/view/2334

Edição

Seção

Estudos de casos