v. 12 n. 4 (2013): out./dez.

					Visualizar v. 12 n. 4 (2013): out./dez.
Publicado: 04.12.2013

Comentário Editorial

  • A Construção de Hipóteses

    Manuel Aníbal Silva Portugal Vasconcelos Ferreira
    01-08
    DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i4.2046

Artigos

  • Posicionamento estratégico e estabilidade estratégica: qual a importância para o desempenho?

    Jorge Ferreira da Silva, Walter Pereira Formosinho, Jorge Manoel Teixeira Carneiro, Jorge Brantes Ferreira
    09-39
    DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i4.2000
  • Contribuição da Abordagem System Dynamics na compreensão da competitividade de clusters de negócios

    André Alarcon de Almeida Prado, Eder Moreno Ferragi, João Maurício Gama Boaventura, Renato Telles
    40-66
    DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i4.2011
  • Transferência reversa de conhecimento: um comparativo entre as subsidiárias de mercados emergentes e subsidiárias de mercados desenvolvidos

    Maitê Alves Bezerra, Sidney Costa, Felipe Mendes Borini, Moacir De Miranda Oliveira Junior
    67-90
    DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i4.2026
  • A gestão de pessoas e as estratégias de atração, desenvolvimento e retenção de profissionais: o caso Petrobras

    Nildes Pitombo Leite, Fabio Pitombo Leite, Lindolfo Galvão Albuquerque
    91-122
    DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i4.2043
  • A participação do gerente de nível intermediário no processo de implementação da estratégia considerando os estudos de Floyd e Wooldridge (1992)

    Cláudio Luiz Melo da Luz, Gustavo Gobbo, Rosália Aldraci Barbosa Lavarda
    123-149
    DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i4.1952
  • Integração da gestão estratégica, governança e gestão de riscos: impacto da crise de 2008 em duas companhias de alimentos

    Antonio Francisco de Almeida da Silva Junior, Raquel Ângelo Araújo, Sandro Cabral
    150-180
    DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i4.2040
  • Metodologia em voga no campo de empreendedorismo: emprego de métodos quantitativos para o estudo das características inerentes aos empreendedores

    Tayso Silva, Maurício Fernandes Pereira, Alexandre Marino Costa, Cristina Hinterlang
    181-209
    DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i4.2041
  • O pensamento estratégico no Século XX: explicações históricas

    Leonardo Silveira Conke
    210-234
    DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i4.1951
  • Valor da empresa e métricas de marketing

    André Luiz Ramos, Otávio Bandeira De Lamônica Freire, Marcelo Moll Brandão
    235-260
    DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i4.2044
  • Economia solidária e estratégia: entre princípios e pragmatismo

    Luís Miguel Luzio dos Santos, Saulo Fabiano Amâncio Vieira, Benilson Borinelli
    261-278
    DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i4.2039