Avaliação de Desempenho como Instrumento de Apoio ao Gerenciamento da Coordenação Administrativa do Campus de uma Universidade Pública Federal

uma perspectiva Multicritério Construtivista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2024.25198

Palavras-chave:

gestão administrativa, universidade pública, avaliação de desempenho, MCDA-C, abordagem construtivista

Resumo

Objetivo do estudo: construir um modelo multicritério de avaliação de desempenho para apoiar a gestão e subsidiar as tomadas de decisões da Coordenação Administrativa de um campus de uma Universidade Pública, segundo a percepção do Coordenador Administrativo.

Metodologia/abordagem: Trata-se de um estudo de caso. Adotou-se a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C) para a construção do modelo que deu-se por meio de entrevistas com o coordenador administrativo do Campus, onde permitiu identificar os aspectos importantes à avaliação do desempenho das atividades da Coordenação Administrativa.

Originalidade/Relevância: Quanto a originalidade do trabalho baseia-se no desenvolvimento de soluções para os problemas internos encontrados dentro de um campus universitário com gestão própria, mas que tem situações muito específicas originadas na relação com a Reitoria da Universidade, situadas em estados diferentes. Ressalta-se que os descritores (indicadores/KPIs) construídos para a pesquisa não foram identificados na literatura.

Principais resultados e contribuições para a gestão: Foram identificados 131 Elementos Primários de Avaliação (EPAs), e 136 conceitos foram construídos, distribuídos em 15 Áreas de Preocupação. Foram confeccionados mapas cognitivos e 73 descritores (indicadores/KPIs), que permitiram atender a ampliação de conhecimento para o decisor. O modelo construído possibilitou a definição das prioridades institucionais e a elaboração de ações para o aperfeiçoamento que elevarão o desempenho da Coordenação Administrativa do Campus Laranjeiras do Sul.

Contribuições teóricas/metodológicas: Como contribuição teórica o trabalho traz um olhar da Avaliação de Desempenho ao Setor Público, com ênfase nas instituições de ensino superior, para um contexto específico, aspecto negligenciado na literatura.

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Biografia do Autor

Vinicius Abilio Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Doutor em Contabilidade (UFSC). Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Cascavel, Paraná – Brasil

Eleazer Felipe do Prado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Mestre em Contabilidade (UNIOESTE). Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Cascavel, Paraná – Brasil

Leandro Augusto Toigo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Doutor em Ciências Contábeis e Administração (FURB). Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Cascavel, Paraná – Brasil

Sandra Rolim Ensslin, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Engenharia de Produção (UFSC). Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Florianópolis, Santa Catarina – Brasil

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Publicado

01.04.2024

Como Citar

Martins, V. A., do Prado, E. F., Toigo, L. A., & Rolim Ensslin, S. (2024). Avaliação de Desempenho como Instrumento de Apoio ao Gerenciamento da Coordenação Administrativa do Campus de uma Universidade Pública Federal: uma perspectiva Multicritério Construtivista. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 23(1), e25198. https://doi.org/10.5585/2024.25198

Edição

Seção

Artigos