Inovação no Agronegócio:

estratégias de transmissão ao vivo como ferramenta de vendas de produtos agrícolas na China

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2023.24834

Palavras-chave:

Produtos Agrícolas, Inovação orientada para sustentabilidade, Mídia Social, Consumo sustentável, Comportamento do Consumidor

Resumo

Objetivo: Analisamos quais atributos impactam na satisfação dos consumidores chineses na compra de produtos agrícolas via streaming durante a pandemia da COVID-19, enfatizando as estratégias inovadoras de marketing e sua relevância no contexto pandêmico.

Metodologia: Abordagem quantitativa, descritiva e exploratória, por meio de uma pesquisa (n=257).

Originalidade: Trazemos a importância de abordagens inovadoras, como o streaming, para enfrentar os desafios enfrentados pelos fornecedores agrícolas tradicionais e estabelecer conexões efetivas entre oferta e demanda.

Principais resultados: A credibilidade da marca, características dos streamers, elementos relacionados à ambientação da transmissão e às promoções promovidas nas lives impactam na percepção de satisfação dos consumidores chineses.

Contribuições teóricas: Este estudo contribui para a compreensão do fenômeno da utilização das mídias sociais, especialmente streaming, nas vendas de produtos agrícolas. Oferece insights teóricos sobre os fatores que influenciam o desenvolvimento desse método de vendas e enfatiza a importância da autoeficácia no uso de plataformas para compras agrícolas.

Contribuições gerenciais: O estudo constata que plataformas como TikTok e Kwai são eficazes para as vendas online de produtos agrícolas. São fornecidos insights valiosos para agricultores e produtores interessados em utilizar o streaming nas mídias sociais como um canal direto de vendas. No Brasil, essas estratégias têm potencial aplicabilidade no mercado local.

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Biografia do Autor

Wenjing Yang, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo – ESALQ/USP. Shenzhen – República Popular da China

MBA em Marketing. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo – ESALQ/USP. Shenzhen – República Popular da China

Christian Gomes-e-Souza Munaier, Universidade de São Paulo, FEA-USP / São Paulo (SP)

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP). ɠmestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e graduado pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV), certificado pela European Foundation for Management Development (EFMD). Desde 2018, tem artigos publicados em alguns dos mais prestigiados periódicos brasileiros e congressos científicos do Brasil e do mundo.

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Publicado

19.12.2023

Como Citar

Yang, W., & Munaier, C. G.- e-S. (2023). Inovação no Agronegócio: : estratégias de transmissão ao vivo como ferramenta de vendas de produtos agrícolas na China. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 22(2), e24834. https://doi.org/10.5585/2023.24834