Planejando publicações acadêmicas – o papel do pesquisador e o desenvolvimento de propostas publicáveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/riae.v19i3.18390

Palavras-chave:

Metodologia, Pesquisa científica, Projeto de pesquisa, Construção de teoria.

Resumo

Objetivo: Analisar o desenvolvimento de projetos de pesquisa acadêmica sobre o prisma do pesquisador como profissional, da pesquisa como proposta e do encaixe do pesquisador e da pesquisa na Academia.

Método: É utilizado como base o livro Designing Research for Publication, de Anne Sigismund Huff (que, por sua vez, contém adendos de outros autores), acrescido de literatura relevante sobre pesquisa e pesquisadores.

Originalidade/relevância: Por mais que o campo de ciências sociais aplicadas tenha um arcabouço de obras à sua disposição cujo propósito é discutir projetos de pesquisa, poucas obras se propõem juntar o nível macro (a Academia e sua fluidez na condução de pesquisa e geração de teoria) e o nível micro (o projeto de pesquisa, a proposta e o valor desta), por meio da discussão da ponte entre eles realizada pelo pesquisador num processo deliberado, e ainda dos diversos interesses aos quais um projeto de pesquisa serve.

Resultados: A análise do livro em comparação com a literatura corrente permite perceber os desafios do pesquisador em ciências sociais aplicadas em equilibrar objetivos de pesquisa pessoais, necessidades da área em que se insere e balancear os aspectos ativos de planejar contribuições na teoria com o lado passivo de explicação da teoria.

Contribuições teóricas/metodológicas: Pesquisa acadêmica em ciências sociais aplicadas raramente é discutida em termos de pressões institucionais divergentes ao próprio processo de desenvolvimento da pesquisa, e menos ainda quanto aos efeitos entre níveis diferentes. A obra analisada não tem propósito prescritivo acadêmico, mas permite inferir que muitas vezes a subotimalidade no resultado das propostas de pesquisa se deve às divergências entre as instituições envolvidas e seus diferentes graus de envolvimento e expectativas, bem como na má interpretação de microfundamentos na pesquisa acadêmica. A combinação de conflitos institucionais com efeitos adversos de diferentes níveis (além dos aspectos técnicos inadequados comumente encontrados), podem ser motivos centrais no insucesso de projetos de pesquisa.

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Publicado

19.10.2020

Como Citar

Martins, F. S., Felisoni, P. R., & Gaspar, M. A. (2020). Planejando publicações acadêmicas – o papel do pesquisador e o desenvolvimento de propostas publicáveis. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 19(3), 164–181. https://doi.org/10.5585/riae.v19i3.18390

Edição

Seção

Resenhas de Livros e Resenhas Críticas