A internacionalização das instituições de ensino superior sob a luz da teoria de Uppsala: estudo de casos em escolas de negócios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/riae.v20i1.18153

Palavras-chave:

Internacionalização de instituições de ensino superior. Internacionalização do ensino superior. Teoria de internacionalização de Uppsala.

Resumo

Objetivo: Propor uma estrutura de categorização inicial inédita sobre o processo de internacionalização das IES brasileiras, segundo o modelo de Uppsala.
Metodologia: Com o método qualitativo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com representantes das IES’s, revisão e articulação da literatura com análise de conteúdo em todos os dados obtidos.
Originalidade: O estudo relaciona uma abordagem clássica da internacionalização com a realidade atual das instituições de ensino superior. Deste modo, espera-se que haja uma nova concepção sobre como as IES podem otimizar suas estratégias de inserção internacional.
Resultados principais: A internacionalização da IES pode ser analisada por três principais elementos categorizados, são eles: i) os impulsionadores; ii) viabilizadores e, iii) obstáculos para internacionalização das IES, cada um deles com suas características específicas.
Contribuições Teóricas: A pesquisa apresenta uma categorização conceitual para as os fatores essenciais da internacionalização de IES’s, essa articulação permite avançar na literatura sobre internacionalização e também sobre os modelos de gestão de instituições de ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Mara Simões Andrade, Universidade Positivo

Mestre. Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PPGA) FAE, Centro Universitário

Marcello Romani-Dias, Universidade Positivo Escola Superior de Engenharia e Gestão (ESEG)

Doutor. Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PPGA). Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Ambiental (PPGAMB)

Caio Sousa, Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Mestre. Fundação Getúlio Vargas – FGV

Referências

Altbach, P. J. ; Knight, J. (2007). The internationalization of higher education: Motivations and realities. Journal of studies in international education, v. 11, n. 3-4, p. 290-305.

Alvez, L. (1998). A internacionalização do ensino superior em Cabo Verde e sua importância no seu desenvolvimento. Millenium, 11, Disponível em: <http://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/798/1/A%20internacionaliza%c3%a7%c3%a3o%20do%20ensino%20superior.pdf> Acesso em: 20 ago. 2019.

Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: edições 70.

Bertazzo, J. A internacionalização do ensino superior como receita para o sucesso–a experiência do Reino Unido e sua relevância para o Brasil. Mundo afora, p. 276, 2012.

Blasco, M.; Tackney, C.(2013) If it ain’t broke, don’t fix it’: Internationalisation and the erosion of the positive hidden curriculum in Danish higher education. International Journal of Management in Education, v. 7, n. 4, p. 341-359.

Borges,G.; Amal, M.(2016). Internacionalização de cursos stricto sensu: uma investigação sobre a distância psíquica e as práticas adotadas. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 9, n. 2, p. 260-281. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2016v9n2p260> Acesso em: 20 ago. 2019.

Callaghan D.; Collins H.(2018) The role of Action Learning in supporting cross-cultural adaptation of international students. Liverpool John Moores University; Liverpool School of Tropical Medicine. Action Learning: Research and Practice, v. 15, n. 3, p. 267-275.

CAPES. Internacionalização do Ensino Superior. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8621-internacionalizacao-do-ensino-superior-precisa-avancar-sugere-estudo-da-capes>. Acesso em: 10 dez. 2018.

CAPES. Programa Institucional de Internacionalização. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/programa-institucional-de-internacionalizacao-capes-print> Acesso em: 15 ago. 2019.

Chan, K. C.; Fung, H.; Yau, J. (2018). Advancing learning in international business related to a global mindset: An introduction. Journal of Teaching in International Business, v. 29, n. 1, p. 1-3. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/08975930.2018.1455878> Acesso em: 15 ago. 2019.

Corbin, J.; Strauss, A.(1990). Noções básicas de pesquisa qualitativa: Procedimentos da teoria fundamentada e técnicas. Newbury Park: Sage.

Cordeiro, E.; Watanabe, Y.(2012). No caminho da internacionalização: desafios e oportunidades do ensino superior na Argentina. Mundo afora.

Curtis, T.; Ledgerwood, J. R. (2018). Motivações dos estudantes, benefícios percebidos e restrições para estudar no exterior e outras oportunidades de educação internacional, Journal of International Education in Business, v. 11, p. 63-78. Disponível em: <https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JIEB-01-2017-0002/full/html> Acesso em: 15 ago. 2019.

Creswell, J. (2003) Projeto de pesquisa: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. 2. ed. Mil Oaks: Sábio.

Dal-soto, F.; Souza, Y. S.; Alves, Juliano Nunes (2014) A produção científica sobre internacionalização do ensino superior na web of science: características gerais e metodológicas. IX Simpósio Internacional de Administração e Marketing. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 4, Oct./Dec. 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698153246> Acesso em: 15 ago. 2019.

Donaire, D. (1997). A utilização do estudo de casos como método de pesquisa na área da administração. Revista Imes, v. 40, p. 9-19.

El D., C.; Hugueney, C. (2011).A internacionalização do ensino superior na China: entre a massificação e a excelência. Mundo afora, v. 12, p. 60.

Fiorin, J. L.(2007). Internacionalização da produção científica: a publicação de trabalhos de Ciências Humanas e Sociais em periódicos internacionais. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 4, n. 8.

Foster, M.; Carver, M.(2018). Explicit and implicit internationalisation: Exploring perspectives on internationalisation in a business school with a revised internationalisation of the curriculum toolkit. The International Journal of Management Education, v. 16, n. 2, p. 143-153.

Godoy, A. S. (1995). Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, v. 35, n. 3, p. 20-29.

Gonçalvez; Richie; J. C. Z.;Elias F. (2012) A Áustria e a internacionalização do ensino superior. Mundo afora: Políticas de Internacionalização de Universidades, n. 9, p. 44. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/lsathler/polticas-de-internacionalizao-de-universidades-ministrio-das-relaes-exteriores> Acesso em: 15 ago. 2019.

Guimarães, A. R.; Dib, L. A. R. ( 2011). Processos de Internacionalização de Marcas Brasileiras de Moda da Categoria “Novo Luxo”: Estudo dos Casos Osklen e Isabela Capeto. V Encontro de Estudos em Estratégia, Porto Alegre.

Huang, R.; Turner, R. (2018). International experience, universities support and graduate employability–perceptions of Chinese international students studying in UK universities. Journal of Education and Work, v. 31, n. 2, p. 175-189.

Hilal, A.; Hemais, C. A. (2003). O processo de internacionalização na ótica da escola nórdica: evidências empíricas em empresas brasileiras. Revista de Administração Contemporânea, v. 7, n. 1, p. 109-124.

Huberman, M.; Miles, M. B. (2002). O companheiro do pesquisador qualitativo. Sage.

Johanson, J.; Vahlne, J. (2006). Commitment and opportunity development in the internationalization process: A note on the Uppsala internationalization process model. Management International Review, v. 46, n. 2, p. 165-178.

Johanson, J.; Vahlne, J. (2006). The internationalization process of the firm - a model of knowledge development and increasing foreign market commitments. Journal of international business studies, v. 8, n. 1, p. 23-32, 1977.

Johanson, J.; Vahlne, J. (2006).The Uppsala Internationalization Process Model Revisited: From Liability of Foreignness to Liability of Outsidership 1Uppsala University, Uppsala, Sweden; 2Gothenburg University, Gothenburg, Sweden Correspondence: J Johanson, Uppsala University, Online publication date: 21 May, 2009.

Kovacs, E. P.; De moraes, W. F. A.; De Oliveira, B. R. B. (2007). Redefinindo conceitos: um ensaio teórico sobre os conceitos-chave das teorias de internacionalização. REGE Revista de Gestão, v. 14, p. 17-29.

Lesjak, D.; Anussornnitisarn, P. (2017). Internationalisation-professors' mobility and teaching in foreign languages in Slovenian higher education. International Journal of Innovation and Learning, v. 22, n. 3, p. 340-352.

Lima, M. C.; Contel, F. B. (2007). Aspectos da internacionalização do ensino superior: origem e destino dos estudantes estrangeiros no mundo atual. INTERNEXT – Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 167-193, jul./dez.

Lima, M. C.; Contel, F. B. (2007). Internacionalização da educação superior: nações ativas, nações passivas e a geopolítica do conhecimento. Alameda, 2011.

Maranhão, C. M. S. de A.; Lima, M. C. (2009). O sistema de educação superior mundial: entre a internacionalização ativa e passiva. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 3, p. 583-610, nov. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/aval/v14n3/a04v14n3> Acesso em: 20 ago. 2019.

Mariutti, F. G. et al. (2015) Reflections on the challenging mission of the country brand construct in the international business setting. Review of International Business, v. 10, n. 3, p. 58-70.

Mariutti, F. G. et al. (2015). ‘If I huff and I puff’. Foundations for building Brazil’s image: Evidence from an international systematic review (2001 to 2015). Internext, v. 12, n. 2, p. 58-73, 2017.

MEC. A democratização e expansão da educação superior no país 2003 – 2014. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view

=download&alias=16762-balanco-social-sesu-2003-2014&Itemid=30192> Acesso em: 20 ago. 2019.

Miles, M. B. et al. (1994) Qualitative data analysis: An expanded sourcebook. Califórnia: Sage.

Morgan, G.; Smircich, L.(1980). The case for qualitative research. Academy of management review, v. 5, n. 4, p. 491-500.

Morosini, M. C. (2011). Internacionalização na produção de conhecimento em IES brasileiras: cooperação internacional tradicional e cooperação internacional horizontal. Educação em Revista, v. 27, n. 1, p. 93-112.

Morosini, M. C.; Dalla C. M. G. (2018). Teses e realidades no contexto da internacionalização da educação superior no Brasil. Revista Educação em Questão, v. 56, n. 47, p. 97-120.

Outhwaite, D. (2018). Identifying the research process to analyse the adoption of the International Baccalaureate’s Diploma Programme in England. Management in Education, v. 32, n. 1, p. 13-18.

Pena, R. F. A. (2019)) Primeira fase da Globalização. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/primeira-globa.htm>. Acesso em: 17 maio 2019.

Pudelko, M.; Tenzer, H.(2019). Boundaryless careers or career boundaries? The impact of language barriers on academic careers in international business schools. Academy of Management Learning & Education, v. 18, n. 2, p. 213-240.

Rossato, R. (1998). Universidade: nove séculos de história. Passo Fundo: EDIUPF.

Santos, F. M. dos. (2011). Análise de conteúdo: a visão de Laurence Bardin. Revista eletrônica de educação, São Carlos, Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/291> Acesso em: 10 jul. 2019.

Souza, E. P.de. (2008). Mapeando os caminhos da internacionalização de instituições de ensino superior no Brasil. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

Teixeira, A. P.P.; Flores, F. S.(2014). O modelo de internacionalização de Uppsala sob a ótica da Visão Baseada em Recursos (RBV). REAVI-Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí, v. 3, n. 3, p. 01-12.

Vahlne, J.E.; Johanson, J. (2013). The Uppsala model on evolution of the multinational business enterprise–from internalization to coordination of networks. International Marketing Review, v. 30, n. 3, p. 189-210.

Vahlne, J. E., & Johanson, J. (2017). From internationalization to evolution: The Uppsala model at 40 years. Journal of International Business Studies, 48(9), 1087-1102.

Veiga, R. (2012). Internacionalização das instituições de ensino superior em Portugal: proposta de metodologia para a construção de indicador do grau de internacionalização. Tese de Doutorado. Disponível em: <https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/544/1/MNI%20Rita%20Veiga.pdf> Acesso em: 18 jul. 2019.

Verger, A.; Novelli, M.; Altinyelken, H. K. (2028). Global education policy and international development: A revisited introduction. Global education policy and international development new agendas, issues and policies, v. 2.

Publicado

07.10.2021

Como Citar

Andrade, P. M. S., Romani-Dias, M., & Sousa, C. (2021). A internacionalização das instituições de ensino superior sob a luz da teoria de Uppsala: estudo de casos em escolas de negócios. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 20(1), e18153. https://doi.org/10.5585/riae.v20i1.18153

Edição

Seção

Artigos