Cognição empreendedora: elementos cognitivos que influenciam a exploração de oportunidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/riae.v19i1.17102

Palavras-chave:

Oportunidades empreendedoras, Cognição empreendedora, Modelos mentais.

Resumo

Objetivo do estudo: Apresentar uma abrangente revisão de literatura sobre os elementos cognitivos que influenciam os modelos mentais de empreendedores na exploração de oportunidades.

Metodologia/abordagem: Os procedimentos metodológicos empregados nesta pesquisa bibliográfica foram divididos em: 1. Formulação da questão de pesquisa, 2. Localização dos estudos, 3. Seleção e avaliação dos estudos, 4. Análises e síntese e 5. Relato dos resultados. A busca dos estudos resultou em 87 artigos identificados. Na etapa de seleção e avaliação, 36 artigos foram excluídos devido à falta de aderência à temática pretendida. Com 51 artigos selecionados, foi realizada uma leitura criteriosa dos documentos. Por fim, os autores realizaram a revisão e análise apresentada nos resultados.

Originalidade/Relevância: Há uma carência de estudos sobre como variações em elementos cognitivos moldam as percepções dos empresários sobre oportunidades empreendedoras. O estudo evidencia a diversidade de oportunidades de pesquisa em cognição empreendedora, contribuindo para o campo de estudos.

Principais resultados: O artigo apresenta dez características cognitivas de empreendedores que suportam seus modelos mentais e influenciam o processo de exploração de oportunidades. A partir das análises destas características, são sugeridas oito proposições teóricas a serem testadas empiricamente que podem gerar um melhor entendimento sobre os modelos mentais de empreendedores.

Contribuições teóricas/metodológicas: A revisão de literatura apresentada, e em maior grau as proposições levantadas a partir desta, revela uma série de lacunas de pesquisa e pontos que carecem de aprofundamento em estudos empíricos para desenvolver um melhor entendimento sobre como características cognitivas interferem na identificação e exploração de novos de negócios.

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Biografia do Autor

Gustavo Behling, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

Doutor em Administração (UNIVALI). Graduação em Administração de Empresas (UNIVALI). Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UNIVALI). Coordenador do Curso de Graduação em Administração da Escola de Negócios da Univali.

Fernando César Lenzi, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

Doutor em Administração (USP). Graduação em Administração de Empresas (FURB). Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UNIVALI) e no Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (PMGPP/UNIVALI). Professor no Curso de Graduação em Administração da Escola de Negócios da Univali.

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Publicado

22.05.2020

Como Citar

Behling, G., & Lenzi, F. C. (2020). Cognição empreendedora: elementos cognitivos que influenciam a exploração de oportunidades. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 19(1), 170–199. https://doi.org/10.5585/riae.v19i1.17102

Edição

Seção

Artigos