Empresas startups: análise do ciclo de vida a partir do modelo de Lester, Parnell e Carraher (2003)

Autores

  • Edmilson Estevão da Silva Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP)
  • Patricia Viveiros de Castro Krakauer Faculdade do Campo Limpo Paulista (FACCAMP) e FATEC SEBRAE
  • Roberto Coda Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP)

DOI:

https://doi.org/10.5585/riae.v19i1.16790

Palavras-chave:

Startup, Ciclo de vida, Estratégia.

Resumo

Objetivo do estudo: Esta pesquisa busca identificar quais estágios do modelo de ciclo de vida organizacional (CVO) de Lester, Parnell e Carraher (2003) são pertinentes às startups brasileiras e tem como objetivo: (i) identificar os estágios do CVO existentes em startups e (ii) apresentar recomendações estratégicas para cada estágio.


Metodologia/abordagem: Trata-se de uma pesquisa com abordagem descritiva, não paramétrica, sendo utilizada a escala do tipo likert de questionário já validado em pesquisas anteriores, acrescido de perguntas sociodemográficas. Obteve-se 118 respostas válidas. Os dados foram analisados conforme o método de análise proposto por Frezatti et al. (2010), que preconiza que as questões inclusas no questionário possuem relação com os estágios do ciclo de vida do modelo de Lester, Parnell e Carraher (2003).


Originalidade/Relevância: Diversos autores escreveram sobre o CVO, voltando suas pesquisas para pequenas ou grandes empresas e empresas familiares, porém não foi encontrado um modelo de CVO específico para startups, conforme pesquisa bibliográfica realizada como parte da investigação teórica deste estudo.


Principais resultados: 118 respostas válidas foram obtidas. A análise dos resultados indica que nem todos os estágios existentes no modelo teórico de CVO existiam na amostra de startups investigada. Foram identificados os estágios de nascimento, crescimento e declínio e, a partir de tal constatação, foram feitas recomendações estratégias possíveis em cada um dos estágios.


Contribuições teóricas/metodológicas: Os resultados obtidos com esta pesquisa podem ser aplicados por startups que busquem longevidade, a partir do entendimento do seu ciclo de vida e de possíveis estratégias pertinentes a cada fase identificada.

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Biografia do Autor

Edmilson Estevão da Silva, Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP)

Mestre em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP). Docente da Universidade Paulista (UNIP).

Patricia Viveiros de Castro Krakauer, Faculdade do Campo Limpo Paulista (FACCAMP) e FATEC SEBRAE

Doutora em Administração/Pós-Doutora em Educação pela USP. Docente Pesquisadora da UNIFACCAMP.

Roberto Coda, Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP)

Doutor em Administração/Livre-Docente pela USP. Docente Pesquisador da UNIFACCAMP.

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Publicado

22.05.2020

Como Citar

Silva, E. E. da, Krakauer, P. V. de C., & Coda, R. (2020). Empresas startups: análise do ciclo de vida a partir do modelo de Lester, Parnell e Carraher (2003). Revista Ibero-Americana De Estratégia, 19(1), 81–103. https://doi.org/10.5585/riae.v19i1.16790

Edição

Seção

Artigos