Planejamento Estratégico na Política Pública de Assistência Estudantil: Uma Análise de Cenário na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) como Suporte para Execução do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/riae.v18i4.16201

Palavras-chave:

Planejamento, Plano de Assistência Estudantil, Estratégia

Resumo

Objetivo do esttudo: O presente trabalho tem como finalidade analisar variáveis organizacionais que influenciam diretamente o planejamento estratégico da Pro-Reitoria Estudantil (PROEST) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) através de ferramentas gerenciais de construção de cenário.

Metodologia: A pesquisa se caracteriza como exploratória e aplicada com a utilização de levantamentos documentais, bibliográficos, questionários e entrevistas com o corpo técnico, gestor e discentes em uma análise transversal quali-quanti com enfoque no cenário a partir da matriz SWOT e levantamento de ações prioritárias na perspectiva do público-alvo.

Originalidade: A Aplicação de ferramentas de análise de cenário, utilizando a matriz SWOT como norteador e delimitador do planejamento das ações a serem desenvolvidas pela UFAL, possibilita uma nova percepção da unidade acadêmica frente as situações-problema e enfoque gerencial.

Principais Resultados: Os discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, público-alvo da política, vislumbram um maior número de ações voltadas ao repasse direto de recursos, que se justifica devido às dificuldades enfrentadas diariamente por esses discentes que utilizam esses recursos para manutenção das suas atividades na Universidade e no sustento próprio e de sua família; por outro lado, a matriz SWOT apresenta um cenário de debilidade ofensiva onde a unidade não possui capacidade organizacional interna referente à totalidade do atendimento das ações do PNAES.

Contribuições Teóricas: A adoção de ferramentas para análise de cenário possibilita a integração entre planejamento e operação quanto ao processo estratégico na construção do planejamento plurianual com o uso de configurações e conscientização de características para uma deliberação eficaz, incluindo os melhores caminhos após análise do diagnóstico organizacional. 

 

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Biografia do Autor

Gilmar Sarmento da Silva Junior, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Alagoas, (Brasil).

Paulo da Cruz Freire dos Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, (Brasil). Professor Associado na Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Alagoas.

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Publicado

04.10.2019

Como Citar

da Silva Junior, G. S., & dos Santos, P. da C. F. (2019). Planejamento Estratégico na Política Pública de Assistência Estudantil: Uma Análise de Cenário na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) como Suporte para Execução do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Revista Ibero-Americana De Estratégia, 18(4), 651–664. https://doi.org/10.5585/riae.v18i4.16201

Edição

Seção

Artigos Tecnológicos