Representações Sociais da Mídia sobre a Atuação de um Gestor-Celebridade em uma Estratégia Malsucedida de Fusão

Autores

  • Ananda Silva Singh Universidade Federal do Paraná
  • Ana Beatriz Murillo Oviedo Universidad de Costa Rica
  • Jacquelaine Florindo Borges Universidade Federal de Uberlândia
  • Murilo Junqueira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5585/riae.v18i4.16198

Palavras-chave:

Estrategista, Fusões e aquisições, Gestor-celebridade, Representações sociais

Resumo

Objetivo do estudo: Analisar como se configuram as representações sociais da mídia acerca de um gestor-celebridade antes, durante e depois do processo de tentativa malsucedida de uma fusão. A pesquisa foi fundamentada nos estudos sobre gestores-celebridades, gestor- estrategista e processos de fusões e aquisições, representações sociais e a mídia.

Metodologia/abordagem: Técnicas de pesquisa da mídia, pesquisa em internet e pesquisa documental foram utilizadas para a coleta de reportagens publicadas pela mídia. A partir de uma abordagem qualitativa e longitudinal, foi conduzida a análise temática de conteúdo dessas reportagens.

Originalidade/Relevância: Não foram evidenciados estudos contemplando a forma que as representações sociais se desenvolvem antes, durante e depois de um processo de fusão.

Principais resultados: Esta pesquisa mostrou que as representações do gestor-celebridade Abilio Diniz construídas pela mídia antes, durante e após o processo de tentativa malsucedida de fusão do Pão de Açúcar com o Carrefour mudaram ao longo do processo.

Contribuições teóricas/metodológicas: Uma abordagem da psicossociologia sobre papéis e comportamentos de gestores-celebridades abre a possibilidade de estudos tanto da dimensão simbólica, quanto histórica, cultural e política dos arquétipos que orientam a liderança estratégica.

Contribuições sociais / para a gestão: A pesquisa mostrou a natureza dinâmica e coletiva das representações sociais do gestor-celebridade na mídia, representações que guiam os participantes e orientam as ações e práticas dos próprios gestores em processos de fusão e aquisição.

 

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Biografia do Autor

Ananda Silva Singh, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Administração

Ana Beatriz Murillo Oviedo, Universidad de Costa Rica

Departamento de Administração

Jacquelaine Florindo Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Departamento de Administração

Murilo Junqueira, Universidade Federal de Uberlândia

Departamento de Administração

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Publicado

01.10.2019

Como Citar

Singh, A. S., Oviedo, A. B. M., Borges, J. F., & Junqueira, M. (2019). Representações Sociais da Mídia sobre a Atuação de um Gestor-Celebridade em uma Estratégia Malsucedida de Fusão. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 18(4), 556–575. https://doi.org/10.5585/riae.v18i4.16198

Edição

Seção

Artigos