William P. Barnett e a evolução da competição: a teoria da Red Queen

Autores

  • Thiago de Luca Sant'ana Ribeiro Universidade Nove de Julho
  • José Eduardo Valladares Teixeira Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i4.2591

Palavras-chave:

Estratégia Empresarial, Gerenciamento Estratégico, Competição, Ecologia Organizacional, Aprendizado Organizacional, Evolução Organizacional, Bibliometria.

Resumo

O livro “The Red Queen among organizations: how competitiveness evolves” sintetiza e estende diversos trabalhos nos quais William P. Barnett estuda a competição entre empresas, com base na ideia de que as organizações aprendem através do ato de competir e que, ao fazê-lo, se tornam competidores mais fortes ao longo do tempo. Uma resenha deste livro é aqui apresentada, sumarizando a teoria desenvolvida por Barnett e os testes empíricos que o autor realizou para o validação das suas hipóteses principais em duas indústrias, com resultados parcialmente confirmatórios. Em complemento à exposição da teoria e dos seus testes, são apresentados também os resultados de uma pesquisa bibliométrica realizada na base ISI Web of Science, que investiga  o impacto da obra de Barnett e sua influência sobre diferentes linhas de pesquisa voltadas à competição entre empresas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago de Luca Sant'ana Ribeiro, Universidade Nove de Julho

Mestrando em Administração pela Universidade Nove de julho (2017). Especializado em Logística e Supply Chain (MBA) pela Faculdade Metropolitana Unidada (2016). Graduado em Administração pela Faculdade São Sebastião (2014). Técnico em Web Design pela Microcamp (2009). Foi professor pela Faculdade São Sebastião e pelo Centro Paula Souza. Atualmente é escritor de Administração com foco em concursos, e pesquisador em Gestão Estratégica com foco em Co-criação de valor e Teoria dos Stakeholders pelo PPGA da Universidade Nove de Julho.

José Eduardo Valladares Teixeira, Universidade Nove de Julho

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho

Downloads

Publicado

01.12.2017

Como Citar

Ribeiro, T. de L. S., & Teixeira, J. E. V. (2017). William P. Barnett e a evolução da competição: a teoria da Red Queen. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 16(4), 133–153. https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i4.2591

Edição

Seção

Resenhas de Livros e Resenhas Críticas